27/01/2015 - SMTTDE - Turismo
Relatório da Operação Presença 2015 está disponível
Documento é referente a primeira quinzena de janeiro

foto/divulgação: Setur divulgação

Mais de 70 entidades estão envolvidas na Operação Presença - Verão 2015

A temporada de verão continua movimentada em Florianópolis e quinzenalmente a Prefeitura reúne em um relatório as ações realizadas e em andamento previstas na Operação Presença – Verão 2015.

Entre as ações estão:

A Casan e a Celesc realizaram um plano de execução de obras para melhorar o abastecimento de água e luz na cidade durante o verão. Ambas as entidades realizaram aquisição de materiais e equipamentos, além de aumentar o quadro de pessoal, para eventuais emergências em períodos de pico, como durante os eventos de Natal e Réveillon, e agora o Carnaval.

A Fundação Municipal de Esportes está realizando o Campeonato de Beach Soccer, organizou o Floripa Chess Open 2015, um torneio internacional de xadrez e realiza no próximo dia 31 a Corrida Night Run.

A Polícia Militar (4º Batalhão) realizou a abordagem de veículos com som alto na praia da Joaquina, fez barreiras policiais em diversos pontos da cidade, atuou na Operação de Repressão ao Tráfico de Drogas, trabalhou durante os eventos de Natal e Réveillon garantindo a segurança e reforçando as orientações de trânsito. Policiais do 21º Batalhão também realizaram barreiras policiais, atuaram na Operação de Fiscalização em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP).

Estabelecimentos foram vistoriados pela Vigilância Sanitária, que também intimou edificações irregulares durante a Operação Se Liga na Rede.

Nas segundas, quartas, sextas e sábados são realizadas abordagens de rua no Norte da Ilha pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que também faz o encaminhamento para o albergue municipal.

A Secretaria de Turismo, em parceria com o Grupo RIC, instalou 35 placas alertando sobre a legislação que proíbe animais nas praias, em parceria com um grupo de comunicação, abriu o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Lagoa do Peri e no Mercado Público, realizou os eventos de Natal e Réveillon. Além disso, distribuiu o novo material promocional do destino nos CATs e fez a capacitação dos ambulantes credenciados para atuar durante a temporada.

A Capitania dos Portos instalou boias demarcando a área reservada aos banhistas e instalou placas de sinalização nas praias e margens com orientação quanto ao limite de velocidade e áreas para entrada e saída de embarcações, além de orientação aos banhistas.

O Procon Municipal fiscalizou casas noturnas como objetivo de combater a exploração sexual  e verificar se os estabelecimentos estavam com alvarás de funcionamento regulares, fiscalizou supermercados, além de distribuir materiais educativos nas praias.

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) instalou 1.200 novas lixeiras e adquiriu novos caminhões e quadriciclos com reboques para realizar a limpeza nas praias.

O Corpo de Bombeiros construiu posto de salvamento na praia da Galheta, atendeu ocorrências nas praias, realiza o Projeto Golfinho, além de participar de fiscalização nos balneários em conjunto com SESP e Floram.

O efetivo da Guarda Municipal atuou durante o Réveillon, trabalha nas fiscalizações em conjunto com a SESP, Floram e Vigilância Sanitária. A Guarda irá garantir também a segurança durante o Carnaval.

A Secretaria de Educação trabalha com o Programa Creche no Verão, para garantir o atendimento aos pais durante esta época do ano, acolhendo as crianças no período de férias.

A SESP fez o termo de permissão de uso de trechos de faixa de areia em 32 praias da cidade, realizou o edital de credenciamento dos ambulantes, emitiu alvarás e atua nas fiscalizações.

O planejamento operacional para atender à demanda de voos charters internacional durante a temporada de veraneio foi elaborado pela Infraero.

A Floram fiscaliza até março as unidades de conservação no verão, assim como o controle de ruídos em bares e estabelecimentos comerciais.

O Creci realiza a fiscalização de combate ao contraventor de locação nas ruas.

A temporada de verão ainda está longe de terminar e para minimizar os impactos aos moradores e oferecer qualidade nos serviços prestados aos visitantes a Prefeitura e mais de 70 entidades elaboraram o plano de ações para Operação Presença – Verão 2015.

Confira o relatório completo AQUI.