03/02/2015 - SME - Educação
Educação infantil é tema de apresentação no COEB
Maurícia Santos de Holanda Bezerra é a autora do trabalho

foto/divulgação: Divulgação

Aluno do NEI Ingleses

Maurícia Santos de Holanda Bezerra, da Creche Altino Dealtino Cabral, em Santo Antônio de Lisboa, participará do COEB, Congresso de Educação Básica, com o trabalho “o espaço na educação infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade”. Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis o evento está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. A apresentação será nesta terça-feira (03) às 13h30.

Resumo do trabalho

A pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar os usos e os significados dados pelas crianças aos espaços da creche, estabelecendo um confronto com os critérios de qualidade dos espaços para a educação infantil apresentados nos documentos oficiais e na produção cientifica recente. Os fundamentos teóricos sustentam-se nos autores Zabalza, Bondioli, Escolano, Frago, Barbosa, Goffman, Lima.

Foi definido o Banco de Teses e Dissertações da CAPES como fonte de pesquisa para o levantamento bibliográfico, a fim de sustenta o foco da investigação. Para o levantamento bibliográfico, demarca-se o espaço temporal de seis anos, entre 2006 e 2012, por haver publicações suficientes, entendendo como o período mais recente da produção. Foram definidas as palavras-chave arquitetura escolar, espaço, ambiente, qualidade e educação infantil. Para uma aproximação às perspectivas das crianças foram utilizados procedimentos metodológicos da etnografia, tais como a observação e o registro escrito e fotográfico.

A geração de dados foi realizada durante quatro meses no ano de 2012 em uma instituição pública de educação infantil da Rede Municipal de Florianópolis que atendia crianças de 0 a 6 anos de idade em período integral. O grupo de crianças pesquisado era composto por 25 crianças com idade entre quatro e cinco anos - 12 meninas e 13 meninos. A constituição das categorias de análise emergiu da geração de dados, sendo assim constituídas: A constituição dos lugares: o espaço da creche que se qualifica...: - nas ações dos professores; - nas ações das crianças e, - no compartilhamento das ações entre professores e crianças.

Dentre os espaços da creche presentes nas análises destacam-se: o refeitório, a sala multiuso, a sala dos professores, o corredor, o banheiro, a horta, o pátio coberto e o parque. Evidencia-se uma ordem social emergente das próprias crianças nos modos de usar, ocupar e experimentar esses espaços da creche confrontando a ordem institucional adulta. Nesse sentido, conclui-se que é fundamental compreender as manifestações e observar as experiências das crianças nesses lugares e tomá-las como indicadores de qualidade.