Entre os trabalhos que serão apresentados no COEB, Congresso de Educação Básica, que está acontecendo no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, estará o “OBEDUFSC ciências: parcerias universidade-escola”. Cícero de Farias, Fábio Marchiori, José Pedro Simas Filho, Mariana Brasil Ramos e Simone dos Santos Ribeiro, exporão o trabalho na categoria “Relato de Experiência”, nesta terça-feira (03), às 13h30. O evento, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, se estende até amanhã (04).
Resumo do Trabalho
O projeto tem o objetivo de compreender como se articulam processos avaliativos (ENEM, Prova Brasil e PISA), assim como outras bases de dados disponibilizadas via INEP, às práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito escolar, envolvendo ciências e tecnologias com vistas à elaboração de propostas de intervenção de ensino que considerem as diferentes realidades e condições socioculturais locais. Neste sentido, foi promovido um espaço de estudos e diálogos entre professores de Ciências Naturais das Redes Públicas de Ensino de Santa Catarina, Florianópolis e São José e estudantes de Graduação e Pós-graduação através de reuniões semanais na UFSC. Estas reuniões têm contribuído para a construção, aplicação e análise de práticas pedagógicas que coloquem em pauta o uso de diferentes linguagens (escrita, imagética, audiovisual) nas aulas de ciências.
Como resultados, foram elaborados seis planejamentos de ensino diferenciados, utilizando-se de abordagens pautadas em estudos Ciência, Tecnologia & Sociedade (CTS) e em Análise de Discurso de linha francesa, linhas teóricas que embasaram nossas discussões durante o período. Nestes planejamentos foram percebidas as diferenciações nas abordagens curriculares, sobretudo, na escolha de temas por parte dos professores, que buscaram a contextualização dos conteúdos tradicionalmente abordados em suas escolas.
Os temas escolhidos foram: “Heróis e Vilões e a Radioatividade”, “Ecossistemas Modificados”, "Alimentação e Arte” e “Sistema Digestório em uma abordagem CTS”. Nossos próximos passos serão as microanálises de sala de aula, buscando compreender diferentes aspectos da aplicação destes planos. Atentamos para a importância deste espaço de diálogo como promotor de mudanças das práticas pedagógicas dos professores envolvidos, bem como, enquanto espaço de pesquisa e reflexão sobre as próprias práticas desenvolvidas.