02/03/2015 - SMS - Saúde
Saúde da Família: prefeito anuncia 100% de cobertura
Lançamento das residências médica e multiprofissional em Florianópolis fará da Capital a primeira no país a alcançar esse resultado

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito Cesar Souza Junior lembra desafio permanente da qualificação da saúde na Capital

Florianópolis é a primeira capital do Brasil a alcançar a cobertura de 100% populacional pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família. O resultado será possível com a integração às equipes dos cerca de 60 profissionais que farão as residências médica e multiprofissional (que iniciará até o fim do mês) em Saúde da Família a partir da próxima semana.

O lançamento do programa ocorreu nesta segunda-feira (2), com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, que aproveitou o evento para inaugurar o segundo ano do Mais Médicos em Santa Catarina.

“Sabemos que, em saúde, quanto mais atendemos às necessidades básicas da população, maior é o desafio para qualificação desse atendimento”, disse o prefeito Cesar Souza Junior. “Para quem vem fazer a residência médica em Florianópolis, é uma grande oportunidade de trabalhar em um sistema de saúde que dá bons resultados e atende bem à população”, emendou.

Participam da residência médicos formados em universidades de diversas regiões do país. Há também profissionais de Portugal e do Uruguai que irão atuar no programa.

“Estamos dando mais um passo na direção do fortalecimento da rede de saúde de Florianópolis, tornando o sistema mais qualificado e com profissionais capazes de produzir conhecimento na área da saúde pública”, afirmou o secretário de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior.

Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Florianópolis oferece a Residência em Medicina de Família e Comunidade. Durante o período de formação, que dura dois anos, os médicos residentes são inseridos na rede de atenção primária à saúde do município, avaliada recentemente pelo Ministério da Saúde como a melhor entre as capitais do país.

Atuação

Durante o primeiro ano de residência, o médico é inserido, na maior parte do tempo, junto a uma equipe da estratégia de Saúde da Família e recebe supervisão em tempo integral, dividindo os atendimentos à população de sua área com um profissional. “Estes residentes encontram aqui uma rede robusta, pensada e planejada para que o cuidado em saúde da população da cidade seja integral”, disse Heider Aurélio Pinto, do Ministério da Saúde.

No segundo ano, o médico mantém sua agenda nos centros de saúde, participa das atividades da equipe e realiza a maior parte dos estágios em outros níveis de atenção e serviços de referência. Também estão previstos nesse período os estágios optativos, de acordo com o perfil e a programação de cada residente.

Mais Médicos

Nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, 93% das 133 vagas ofertadas para os 61 municípios catarinenses foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Os médicos começam suas atividades a partir desta semana. Florianópolis tem 12 médicos atuando nos centros de saúde pelo programa do Governo Federal desde o ano passado.