02/03/2015 - SME - Educação
Alunos da rede lançam filme sobre pesca artesanal
Curta será lançado na Escola Maria Tomázia Coelho no dia 10 de março

foto/divulgação: Divulgação

Professor Luiz e estudantes durante as gravações.

Ocorre no próximo dia 10 o lançamento do curta-metragem produzido por alunos da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho. Intitulado “Vai ter peixe amanhã?”, o documentário foi filmado em Florianópolis e Itajaí entre 2013 e 2014. O evento acontecerá a partir das 20 horas na unidade, localizada na rua Vereador Onildo Lemos, 1.409. A entrada será gratuita.

Alunos dos sexto, sétimo e oitavo anos participaram do projeto e usaram celulares e câmeras fotográficas nas gravações. A ação foi realizada pelo Núcleo de Cinema da Escola, coordenado pelo professor de geografia Luiz Vasconcelos. A edição do curta, que possui 11 minutos de duração, ficou por conta de Luiz e de Giovani, pai de um dos estudantes. Após a exibição, a produção deverá ser disponibilizada na internet.

Tendo como pano de fundo a pesca da tainha, o documentário apresenta entrevistas com seis pescadores, integrantes do poder público e empresários. Foram debatidas a pesca artesanal, com navegações de pequeno porte, e a industrial, realizada com grandes embarcações. O curta abordou também os danos que podem ser causados à natureza e as medidas que devem ser tomadas para amenizá-los.

O projeto Núcleo de Cinema foi criado na unidade em 2013. O objetivo da ação é proporcionar aos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da produção de conteúdos audiovisuais.