02/03/2015 - PROCON - Consumidor
Procon questiona operadoras sobre internet móvel
Órgão questiona suspensão do acesso à rede ao término da franquia de dados

foto/divulgação: Blogbahiageral

Interrupção do acesso é questionada

O Procon de Florianópolis notificou nesta segunda-feira (2) as operadoras de telefonia móvel para prestarem esclarecimentos sobre a forma de bloqueio do acesso à internet após o esgotamento da franquia de dados, comunicação prévia aos consumidores, alterações contratuais e técnicas envolvidas, entre outros questionamentos.

As próprias operadoras, segundo o diretor do Procon municipal. Gabriel Meurer, haviam anunciado no final do ano passado que o acesso à rede seria bloqueado ao término da franquia, e é isso que o órgão de defesa do consumidor pretende que seja esclarecido.

"Essa alteração contratual de forma unilateral fere o direito adquirido, previsto na Constituição Federal e no Código de Defesa do Consumidor", informou Meurer.

Após o recebimento da notificação, as operadoras terão o prazo de dez dias para apresentar esclarecimentos e, caso não cumpram o determinado, terão aplicadas multa administrativa, que varia entre R$ 400,00 e R$ 6 milhões.

O Procon não descarta a hipótese de ingressar com uma Ação Civil Pública contra as operadoras, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro.


Prefeitura no Bairro


Atendendo a reclamação feita por moradores durante o Prefeitura no Bairro realizado no último sábado, o Procon de Florianópolis notificou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a fim de normalizar a entrega de correspondência em ruas do bairro Córrego Grande.