05/03/2015 - SME - Educação
Projeto Floripa Letrada arrecada livros
Exemplares serão distribuídos na Semana Municipal do Livro Infantil

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Serão arrecadadas obras infanto-juvenis.

Devido à Semana Municipal do Livro Infantil, que acontece entre os dias 12 e 18 de abril, a Secretaria de Educação de Florianópolis, através do projeto Floripa Letrada, realizará uma arrecadação de livros. Com o slogan “Faça da criança um viajante no mundo da imaginação”, a campanha juntará obras infanto-juvenis. Durante o evento, os exemplares obtidos ficarão à disposição da população em terminais de integração de ônibus da cidade.

As doações serão aceitas entre a próxima segunda-feira (9) e o dia 9 de abril. Entre os postos de arrecadação estão a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras, a Escola do Legislativo (daAlesc), o Fórum de Florianópolis, farmácias da rede Droga Raia e escolas do Município.

Os livros serão distribuídos entre as 12 estantes do Floripa Letrada nos terminais da cidade. São sete no TICEN, duas TICAN (Canasvieiras), duas no TIRIO (Rio Tavares) e uma no TITRI (Trindade).

Difundindo a leitura

Desde 2010, os usuários do transporte coletivo têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Este é o Projeto Floripa Letrada.

Já circularam cerca de 1 milhão de obras pelas mãos das 230 mil pessoas que passam diariamente pelos Terminais de Integração de Florianópolis. O objetivo é promover o acesso democrático e gratuito ao livro, incentivando e valorizando a leitura, estimulando novos leitores, divulgando os escritores catarinenses, tornando a viagem de ônibus mais aprazível, principalmente nos momentos de congestionamentos do trânsito, garantido o direito à leitura e contribuindo com o desenvolvimento cultural e educacional da sociedade em geral.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis, com apoio do Sindicato de Empresários de Ônibus (SETUF) e COTISA, que administra os terminais.

Mais informações podem ser obtidas com Rosânia Tomaz, coordenadorea do projeto, pelos dos telefones (48) 2106-5917 e 9956-2350, ou pelo endereço eletrônico floripaletrada@gmail.com.