05/03/2015 - SC - Comunicação
Ciclovia no Santa Mônica segue modelo do IPUF
Obra resultou de TAC firmado entre o Ministério Público Federal, o Shopping Iguatemi e a PMF

foto/divulgação: Petra Mafalda

Principal via do Santa Mônica tem intenso fluxo de estudantes

É do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) o modelo da ciclovia que começou a ser construída pelo Shopping Iguatemi na avenida Madre Benvenuta, no trecho que vai do Campus da Udesc até a Rua Walter Mussi, no bairro Santa Mônica. Estudantes que costumam trafegar pela região serão os maiores beneficiados com a obra.

A benfeitoria é resultante de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 2006 entre o Ministério Público Federal, o Shopping Iguatemi e a Prefeitura de Florianópolis. De acordo com o TAC, a Prefeitura de Florianópolis ficaria responsável apenas pela parte administrativa relativa à obra, sem qualquer custo para o Município.

A obrigação está prevista na cláusula 8 do TAC:

“Quanto ao transito de bicicletas na região do bairro Santa Mônica, as empresas comprometem-se a realizar as obras necessárias para a complementação da ciclovia hoje existente ao lado da UDESC, na Avenida Madre Benvenuta, devidamente acompanhada de calçada até a intersecção com a Rua Walter Mussi, conforme regras e modelos a serem establecidos pelo IPUF”.

Atualmente, Florianópolis possui hoje 25 km de ciclovia e 32 km de ciclofaixas.