26/03/2015 - SMI - Social
No Morro do Céu, PMF entrega a 44ª casa do PAC
Os beneficiários, Adna e o irmão Má, foram desalojados pelo desabamento de um muro em 2011

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Manuel Francisco Filho, o Má, recebe as chaves das mãos do prefeito

“Hoje o Má vai ser mesmo a celebridade do Morro”. O comentário feito pelo líder comunitário Orlando Silva demonstra a importância da entrega da 44ª casa modular construída com recursos do PAC – a última do primeiro lote -, feita na manhã de quinta-feira (26), no Morro do Céu, pelo prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro.

O “Má” é Manoel Francisco Filho, figura conhecida por toda a comunidade, que morava em uma casa no alto da escadaria da Travessa Araranguá, em companhia da irmã, Adna Regina Francisco. Em setembro de 2011, uma forte chuva derrubou um muro sobre a moradia e, por pouco, a cama em que Má dormia não foi soterrada. Desde então, dona Adna, um neto e o Má passaram a viver em uma casa alugada, na mesma comunidade.

Hoje, quando o sonho de ter uma casa própria, segura e confortável, tornou-se realidade, Adna estava no trabalho. “Sabias que o Cesar Souza também é avaiano desde criancinha? Olha a minha camisa!”, exclamou Má, enquanto esperava o prefeito no alto da escadaria, vestindo a camisa azul do time de coração. Ele estava acompanhado por Orlando Silva e por Lenira Stuart, lideranças da comunidade,  além da presidente da Associação de Moradores, Lúcia dos Santos Machado.

Feliz, Má ajudou a colocar a placa de identificação na porta da casa, e quando recebeu as chaves das mãos do prefeito, devolveu, pedindo que ele abrisse a porta. “Nada disso. A casa é tua, vais abrir a porta e entrar com o pé direito”, corrigiu Cesar Souza Junior. Caminhando pela casa ainda vazia, Má passou de cômodo em cômodo, descrevendo a casa para o prefeito e o secretário.

Segurança ampliada

Para a instalação da casa modular no terreno, foi necessário construir três grandes muros de contenção, que trouxeram segurança para toda a Travessa Araranguá: os barrancos instáveis deram lugar a estruturas consistentes, e os entulhos da antiga moradia foram removidos, dando lugar a uma área plana.

“Só temos a agradecer por esta melhoria, porque cada vez que chovia o medo era muito grande. Para esta família, então, foi um presente completo”, comentou Lenira Stuart.

Além dos muros, o secretário Zancanaro mostrou ao prefeito um canal de drenagem, que trouxe alívio aos moradores que viam a água transbordar a cada nova chuva.  “O canal ajudou a estabilizar o terreno, e no caso de chuvas, vai dar vazão à grande quantidade de água que desce do alto do morro. Essa medida contribuiu para a ampliação da segurança de diversas moradias no entorno deste local”, explicou o secretário.