26/03/2015 - SC - Comunicação
Prefeito vê chance de trabalho para haitianos
Ele vai determinar levantamento de possibilidades de aproveitamento de mão de obra dentro da Prefeitura

foto/divulgação: Mauro Vaz

Cesar Junior e Madsen Chêrubin

O prefeito Cesar Souza Junior vai pedir à Secretaria da Assistência Social para levantar possibilidades de trabalho para haitianos na administração municipal. “Estamos dispostos a acolher e apoiar a comunidade haitiana”, disse o prefeito ao receber em seu gabinete o embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chêrubin, na tarde desta quinta-feira (26).

O diplomata, que está em Florianópolis desde a última terça-feira cumprindo uma agenda de visitas a autoridades públicas e empresariais, disse estar preocupado em ajudar na integração de seus compatriotas no território brasileiro. Segundo informou, os prejuízos sofridos com o terremoto de 2010 superaram o Produto Interno Bruto (PIB) do Haiti, de modo que, atualmente, mais de 50 mil haitianos vieram para o Brasil atrás de oportunidades. Em Florianópolis, vivem, atualmente, cerca de 350 destes imigrantes.

“A gente tem campo para trabalhar. Setores que necessitam de mão de obra”, comentou o prefeito, que também vê condições de aprofundar o ensino da Língua Portuguesa para os haitianos. “Não só por uma questão humanitária, mas porque a gente precisa mesmo de pessoas esforçadas, que vêm para vencer”, completou.

Tanto o embaixador quanto o prefeito ressaltaram as qualidades dos haitianos. “Geralmente, são trabalhadores, dedicados ao que estão fazendo. Deixaram o seu país para isso. Estão aqui para trabalhar”, avalizou Chêrubin. O prefeito, por sua vez, destacou a boa impressão deixada por eles:  “Querem se inserir no trabalho honesto, decente. Esta já é uma imagem consolidada aqui”.