31/03/2015 - RESIDUOS - Serviços
Coleta de lixo pesado recomeça na segunda
Bairros do Continente são os primeiros a receber o serviço gratuito; roteiros abrangerão 75 bairros até o final de novembro

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Folheto coleta de lixo pesado

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, retoma a coleta de lixo pesado na semana que vem pelos bairros do Continente, onde há maior concentração de pontos de descarte irregular de resíduos e maior risco de proliferação do mosquito da dengue.

O primeiro roteiro dessa temporada será segunda-feira (6) no Promorar I e II, Chico Mendes, Novo Horizonte, Santa Terezinha e Monte Cristo. “Essa é uma oportunidade para descartar, de forma gratuita e correta, os resíduos volumosos”, orienta o presidente da Comcap, Marius Bagnati.

Até o final de novembro, o recolhimento será feito em 75 bairros da Capital, sempre às segundas-feiras (a não ser em casos de feriado), conforme programação.

A meta da Comcap, aponta o presidente, é zerar os pontos de descarte irregular de resíduos, assegurando ganhos em saneamento ambiental e em saúde pública.

Meta é zerar pontos de deposição irregular

Hoje, há 162 locais em Florianópolis que exigem ação constante de limpeza e remoção de resíduos pela Comcap. Esses pontos contribuem para a degradação ambiental da cidade, para a proliferação de vetores de doenças e para diminuição da qualidade de vida.

Além de móveis, eletrodomésticos, restos de poda e madeira, são depositados indevidamente restos de construção e entulho de obras. A Comcap gasta em torno de R$ 130 mil por mês para cuidar desses pontos de descarte irregular.

A Comcap retira em torno de 2 mil toneladas de volumosos por mês, somando a coleta pesada nos domicílios, o que é entregue nos PEVs, os resíduos do serviço de limpeza urbana e o que é, de forma incorreta, largado nas ruas da Capital.

Para enfrentar o problema de disposição irregular, além de retomar a coleta pesada em abril, a Comcap está implantando uma rede de PEVs, composta por dez pontos, de forma a facilitar o descarte correto dos resíduos nas diversas regiões.

Já há quatro PEVs em operação, no Itacorubi, Capoeiras, Monte Cristo e no Morro das Pedras, no Sul.

Mais de 3 mil toneladas recicladas ao ano

Das 24 mil toneladas de resíduos volumosos recolhidos ao ano, seja nos domicílios ou nos PEVs, 3 mil toneladas são encaminhadas para a reciclagem e o restante para o aterro de inertes, informa Bagnati.

Departamento de Valorização de Resíduos

Desempenho 2014

Reciclagem de madeira

823 toneladas

Reciclagem de metal

97 toneladas

Reciclagem de pneus

219,5 toneladas

Reciclagem de podas/orgânicos

2,5 mil toneladas

Coleta gratuita em calendário anual

O lixo mal destinado atrai vetores de doenças. Para evitar esse risco, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Comcap, mantém calendário anual de recolhimento de resíduos de grande volume que não podem ser descartados na coleta convencional ou seletiva.

Essa coleta especial é gratuita e feita em todos os bairros da Capital.

Nesse dia, os resíduos devem estar em local acessível ao caminhão, às 7h.

O volume permitido por residência é de um metro cúbico, mais ou menos o volume de uma caixa d’água de mil litros.

O que será recolhido:

• Latas
  • Pneus
  • Móveis
  • Madeira (organizar em monte separado dos outros materiais)
  • Podas de árvores (cortar e amarrar)
  • Eletrodomésticos
  • Restos de material de construção (em pequenas quantidades e ensacados)

Não colocar lixo comum.

Fora da programação da coleta de lixo pesado da Comcap, o serviço de remoção de resíduos volumosos deve ser contratado e pago. Ou podem ser encaminhados à rede de pontos de entrega voluntária (PEVs) da Comcap.

Em dúvida, ligue 0800 643 1529 ou 3271 6805 e consulte www.comcap.org.br

Programação coleta de lixo pesado 2015

Sempre às segundas-feiras (exceto feriados)

Abril