31/03/2015 - SC - Segurança
GMF forma especialistas em ações táticas
É a segunda turma da Guarda a se qualificar para ‘ações não convencionais’

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Treinamento durou 12 dias

A Guarda Municipal de Florianópolis realiza a formatura nesta terça-feira (31) da segunda turma de agentes que passaram pelo Curso de Ações Táticas (CAT). A primeira turma formou-se em 2012. Entre guardas municipais e policiais de outras corporações, foram formados 20 agentes “para cumprir missões de natureza não convencionais e habilidades específicas do cotidiano”. A solenidade de formatura será realizada às 18 horas, na sede da GMF, à rua Capitão Euclides de Castro, Coqueiros.

 

Segundo o comandante da Guarda, Valcir Brasil, os guardas que participaram do treinamento especial agora fazem parte da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). “Serão quatro agentes trabalhando em cada turno nos casos convencionais e também em situações de maior risco. A experiência proporcionou mais capacidade para atuarem na linha de frente”, explicou.

 

O treinamento intensivo teve duração de 12 dias e habilitou os participantes na parte técnica, física e psicológica. Os participantes ficaram reclusos durante todo o curso, sem contato com familiares e amigos. Desse modo, puderam se concentrar plenamente na capacitação. 

 

Durante o período de treinamento, o coordenador do curso e Guarda Municipal João Batista Godoi destacou aos agentes a importância da atividade. “Não somos melhores que ninguém, temos nossa singularidade e agora somos guardas e policiais diferenciados”, disse.

 

Os treinamentos foram realizados em diversos pontos da Capital, como a Passarela Nego Quirido, o Camping Ambiental da FATMA no Rio Vermelho e em comunidades no Centro. Nas aulas foram utilizados helicópteros, piscinas e armamento de calibre 12 e .380.


galeria de imagens