16/04/2015 - FCFFC - Cultura
Conferência vai eleger novo Conselho de Cultura
No encontro serão apresentados os 15 representantes do poder público e eleitos os 15 conselheiros da sociedade civil

foto/divulgação: Dieve Oehme

Secretário de Cultura Luiz Moukarzel participou da programação

Após cinco conferências de cultura em dez anos de lutas por políticas públicas estruturantes para o setor, a VI Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis já tem nova pauta a ser apresentada ao poder público. As propostas e moções definidas pela plenária serão defendidas junto ao executivo pelos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural da Capital que serão apresentados nesta quinta-feira (16), no encerramento do evento, às 19 horas.

Na abertura do encontro, na terça-feira, foi apresentado um histórico das cinco conferências já realizadas desde 2005. A retrospectiva das principais demandas atendidas e não atendidas norteou as avaliações e propostas elaboradas nos grupos de trabalho reunidos durante toda a quarta-feira. As sugestões e questionamentos serão levados à plenária nesta quinta-feira, último dia de discussões.

Durante três dias, artistas, produtores, gestores e agentes culturais, entre outros participantes, discutiram questões sobre fomento do setor por meio de editais, fundo de cultura e leis de incentivo. Também foram debatidas questões como ampliação de políticas culturais de inclusão e acessibilidade; aperfeiçoamento da gestão cultural e da formação profissional; e fortalecimento da economia da cultura, entre outras prioridades.

Refletindo sobre o tema “10 Anos de Conferência de Cultura – Avanços e Desafios”, os participantes do encontro apontaram algumas conquistas obtidas na última década. Entre elas, a implementação do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, a partir de 2009, reunindo 15 membros eleitos pela sociedade civil e 15 representantes indicados pelo poder público. A nova composição do CMPCF, referendada pela conferência, terá mandato até 2017.