17/04/2015 - SME - Educação
Computadores possibilitam produções multimídia
Nesta sexta-feira, duas escolas receberam equipamentos

foto/divulgação: Carin Perske

Alunos da EBM Luiz Cândido da Luz

Os alunos da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, na Vargem do Bom Jesus, produzirão vídeos em stop motion, no qual imagens são colocadas em sequência, dando a sensação de movimento. O trabalho será realizado com alunos dos oitavos e nonos anos pela professora Sandra Dias da Luz e terá como tema o consumo sustentável.

Isso será possível graças aos novos computadores que a unidade recebeu nesta sexta-feira (17). A Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, também ganhou os novos equipamentos. No total, nove estabelecimentos de ensino serão contemplados com vinte máquinas cada um.

Conforme o secretario de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, ”a prefeitura busca cada vez mais proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e esse é mais um investimento para que consigamos isso”.

Marcela Monteiro de Leon, diretora da Escola Luiz Cândido, comemora a conquista dos novos equipamentos. “A gente esperou com ansiedade pela troca dos computadores e vamos aproveitar bastante, pois a tecnologia é um recurso muito importante no processo de ensino”, relata. Cláudia Maria Francisca Teixeira, chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional de Florianópolis, lembra que “todos são parceiros na conservação dos equipamentos”.

A Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, já recebeu os novos computadores. Outras seis unidades de educação ganharão novas máquinas ainda em abril. Todos os equipamentos foram adquiridos com verba da Prefeitura.

Segundo Amauri Vieira Junior, Gerente Municipal de Tecnologia de Manutenção de Equipamentos, os computadores são do tipo All in one, que possuem CPU integrada ao monitor de 21 polegadas e ocupam menos espaço. Ele complementa dizendo que o equipamento não precisa de estabilizador, economizando energia.

Projeto Identidade

Na Escola Básica Donícia Maria da Costa, é realizado pelas professoras Salmira Kremer e Shirley Matos o projeto Identidade. Na sala informatizada, os estudantes do terceiro ano criam suas próprias carteiras de estudante, que serão impressas e plastificadas. Nelas constam informações como nome, data de nascimento e endereço. Os alunos tiram suas fotos e utilizam planilhas e editores de texto na produção. Na unidade também é realizado o letramento digital com os pequenos do primeiro ano, que aprendem a utilizar os computadores e a acessar a internet.

Recriando obras

Através da sala informatizada, o pátio da Escola Luiz Cândido da Luz será revitalizado. Utilizando o GeoGebra, software que trabalha com formas geométricas, os estudantes recriarão as obras do pintor M. C. Escher, que serão expostas no espaço.

Maurits Cornelis Escher foi um artista gráfico holandês conhecido por suas pinturas com representações de construções impossíveis e com ilusões de ótica.

Tecnologia no ensino

O uso dos computadores promove a inclusão digital, o trabalho em equipe e a interatividade através de recursos multimídias. Samuel Nunes Santana, professor responsável pela sala informatizada da Escola Donícia Maria da Costa, salienta a importância do acesso à tecnologia no processo de aprendizagem. “Além de ajudar nas pesquisas, com os computadores é possível trabalhar os conteúdos das disciplinas de formas diferentes e interligá-los”, diz Samuel.

Receberão novos computadores ainda neste mês as escolas Adotiva Liberato Valentim e Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé; Dilma Lúcia, na Armação do Pântano do Sul; João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares; Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho; e Osmar Cunha, em Canasvieiras.