25/05/2015 - SEMAS - Social
Imigrantes começam a deixar Florianópolis
Parte do grupo de senegaleses está a caminho de locais onde já residem conhecidos e familiares

foto/divulgação: Thiago Mangrich

Imigrantes começaram a ser cadastrados logo cedo

Quatorze dos 43 imigrantes que estavam instalados no ginásio Capoeirão, em Florianópolis, partiram na tarde desta segunda-feira (25) em direção ao Rio Grande do Sul. O grupo, composto por senegaleses, se juntará a amigos ou familiares que já residem nas cidades gaúchas de Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre. A equipe montada pela Prefeitura para receber e orientar os recém-chegados informou que, dos 14 que estão a caminho do estado gaúcho, apenas dois senegaleses vão sem referência de conhecidos.

Os imigrantes que estavam no Acre já foram registrados e receberam acompanhamento médico, além de estrutura onde puderam dormir e se alimentar. Todos possuem passaporte e passaram pela fiscalização da Polícia Federal.

No total, 25 senegaleses e 18 haitianos foram abrigados no Capoeirão, sendo que a grande maioria pretende não permanecer na Capital. Entre as 14 pessoas que têm o Rio Grande do Sul como destino, a maioria preferiu arcar com a própria passagem. Os imigrantes sem condições de pagar tiveram ajuda da Prefeitura para receber as passagens de ônibus.

Além do direcionamento proporcionado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Assistência Social em relação ao transporte, os imigrantes também receberam acompanhamento médico, com exames e vacinas como a Tríplice Viral, além de doses contra o tétano, gripe, hepatite B e febre amarela. As doses foram aplicadas por uma equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado.  Duas pessoas foram hospitalizadas ao chegar e estão sendo submetidas a exames.

Três mulheres estavam junto ao grupo, sendo que duas delas estão recebendo acompanhamento médico. Uma delas foi encaminhada ao Hospital Nereu Ramos por causa de febre e a outra foi fazer uma consulta no dentista.

O Sine (Sistema Nacional de Emprego) e o IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis) também mandaram representantes para orientar a todos na questão da busca por empregos. De acordo com o Sine, a maioria dos imigrantes que pretende ficar em Santa Catarina procura ir para cidades onde existem grandes empresas que necessitem de mão de obra, como Criciúma, Chapecó, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Está prevista a chegada de mais um ônibus com imigrantes para esta madrugada, mas o número de passageiros ainda não foi confirmado. A equipe encarregada de receber os haitianos e senegaleses continuará no local, para orientar e auxiliar o novo grupo que está para chegar.