28/06/2015 - SEMAS - Social
PMF acolhe 34 imigrantes no final de semana
A maioria já foi encaminhada para cidades pré-definidas pelos haitianos

foto/divulgação: Vandrei Bion

Novo grupo sendo recepcionado no abrigo

A Prefeitura de Florianópolis montou um novo espaço para receber os haitianos que estão vindo do Acre, em uma segunda etapa de deslocamento para o Sul do Brasil. A Central de Triagem foi instalada desta vez no Ginásio Carlos Alberto Campos, no Estreito.

A estrutura conta com todo o apoio de logística da Secretaria Municipal de Assistência Social, que preparou o espaço com camas, roupas e alimentação para receber os imigrantes.

Na noite de sábado, sete haitianos, todos homens, desembarcaram em Florianópolis e foram recepcionados por uma equipe especial, preparada para acolher os recém-chegados.

Os imigrantes passaram a noite no ginásio e tiveram acesso a alimentação, higiene e camas reforçadas para o frio. Um deles deixou o abrigo neste domingo e seguiu viagem para Porto Alegre.

Um novo ônibus desembarcou por volta das 17h30 deste domingo no ginásio. Vinte e sete haitianos deram entrada no espaço, sendo 10 mulheres.

Após o cadastramento, apenas 14 das 33 pessoas ficaram para passar a noite de domingo para segunda-feira. Os demais seguiram para Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Navegantes, Joaçaba, Caçador e Porto Alegre. Dois ficaram em Florianópolis.

A expectativa é de que grande parte dos imigrantes que chegarem nos próximos dias já partam para os destinos pré-definidos no Estado e no Rio Grande do Sul.