29/06/2015 - SMS - Saúde
Ampliado, centro de saúde é entregue na Caieira
Ainda neste ano, serão entregues três novas unidades e outras três estão em reforma e ampliação

foto/divulgação: SMS

Unidade reformada irá oferecer mais conforto e atendimento humanizado

A Prefeitura entrega nesta terça-feira (30) o Centro de Saúde Caieira da Barra do Sul à comunidade que conta com cerca de 1,7 mil habitantes. Após passar por obras de reforma e ampliação, a unidade tem agora quase 168 metros quadrados de área, incluindo consultórios com mobiliário novo e equipamentos modernos. 


A estrutura possui, ainda, maior sala de recepção e espera, farmácia, sala de imunização, sala de curativos, outra para procedimentos e uma última para esterilização. A acessibilidade à unidade também foi adequada de acordo com a NBR9050. O custo total foi de R$ 152 mil.


A unidade é a 13ª entregue desde 2013, entre construções e reformas de centros de saúde da Capital. Outras 13 estão em execução, das quais seis são novas unidades, que serão abertas à população em 2015, incluindo a UPA Continente. "Nosso compromisso é transformar a saúde pública de Florianópolis, oferecendo mais conforto, com atendimento mais humano e que valoriza tanto os nossos trabalhadores quanto a comunidade", afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


Em dois anos, dos 49 centros de saúde, 13 já tiveram obras concluídas. Ainda em 2015, serão entregues três novos centros de saúde: no Jardim Atlântico, Campeche e Pantanal, substituindo unidades antigas, com investimento de quase R$ 3 milhões. Outros quatro centros de saúde estão sendo reformados no Saco Grande, Prainha, Lagoa da Conceição e Monte Serrat.


De acordo com o secretário de Saúde, a modernização das unidades fortalece a atenção à saúde no município e possibilita à população um atendimento qualificado e resolutivo. A opção por reformular os centros de saúde, tanto em sua estrutura física como na qualidade do atendimento, faz da capital catarinense a primeira no ranking nacional a alcançar 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família.


Confira o andamento das obras na saúde de Florianópolis:


Novas unidades que serão entregues em 2015:

CS Jardim Atlântico

CS Campeche

CS Pantanal

UPA Continente


Reformados, que serão entregues em 2015:

CS Saco Grande

CS Prainha

CS Monte Serrat

CS Lagoa da Conceição (ampliação)


Em construção:

Unidades de Acolhimento infantil e feminina

CAPS III 24 Horas


Em reforma:

UPA Sul

CAPS Adulto

Sede Secretaria de Saúde


Já entregues, desde 2013:

CS Balneário

CS Capoeiras

CS Ribeirão da Ilha

CS Vargem Grande (nova unidade)

CS Vargem Pequena

CS Ponta das Canas

CS Cachoeira do Bom Jesus

CS Córrego Grande

CS Sapé

CS Novo Continente

CS Lagoa da Conceição

CS Ratones

CS Caieira da Barra do Sul


Em licitação/assinatura de contrato:

CS Abraão

CS Canto da Lagoa

UPA Norte


Será licitado:

CS Rio Vermelho