03/08/2015 - SC - Eventos
Prefeito recebe em SP prêmios das smart cities
Florianópolis foi a primeira colocada no quesito Educação

foto/divulgação: Divulgação

Terceiro à esquerda, prefeito recebe premiação

O prefeito Cesar Souza Junior está em São Paulo nesta segunda-feira (3) para receber as três premiações a que Florianópolis fez jus no Ranking Connected Smart Cities, um levantamento feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, levando em consideração inteligência, conexão e sustentabilidade. O levantamento é composto por indicadores dos nove principais setores – mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação – e mais dois setores considerados transversais (economia e governança).

 

Entre mais de 700 cidades analisadas, a Capital conseguiu o primeiro lugar no quesito Educação, o terceiro entre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes e o oitavo no ranking geral das cidades com maior potencial. “Florianópolis aparece como um oásis no deserto” foi o título escolhido pelos organizadores do evento para falar sobre a cidade na publicação especial sobre o Ranking. “Cidade se destaca pela alta qualidade de vida, grau de formação profissional e renda”, complementa o texto.

 

“Graças a seus bons indicadores de educação e renda, Florianópolis tem o melhor índice de desenvolvimento humano entre as capitais brasileiras e o terceiro melhor entre todos os municípios. Com suas paisagens paradisíacas e bons indicadores de qualidade de vida, a cidade atrai profissionais de fora com ótima formação, o que contribui para que ela tenha a melhor mão de obra do país. Para se ter uma ideia, dos empregos formais disponíveis hoje em Florianópolis, 39% são ocupados por profissionais com curso superior, mais que o dobro da média nacional”, diz a matéria especial sobre a cidade.

 

Para Paula Faria, diretora da agência Sator, idealizadora do evento, “uma smart city é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de indicadores básicos como economia, mobilidade, governo, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida. O nosso intuito é reunir especialistas, governo e o setor privado para propor soluções que minimizem os impactos dos problemas e ao mesmo tempo aproveitem o potencial da modernidade para elevarmos o maior número possível de cidades ao patamar de cidade inteligente”.


galeria de imagens