28/08/2015 - SMDCTR - Oportunidade
IGEOF vira referência para o trabalhador
Criação do BOM e Espaço do Trabalhador centralizam atendimentos

foto/divulgação: Anna Carolina Vieira

Aos 26 anos, Amanda faz sua primeira carteira de trabalho

A reinauguração do Mercado Público, há um mês, trouxe consigo um novo setor de serviços destinados ao trabalhador. Administrado pelo  Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), o Espaço do Trabalhador emite carteira de identidade e certidões, possibilita a entrada no seguro desemprego, oferece oficina socioeducativa com encaminhamento para estágio, bem como oficinas de postura e confecção de currículo, cursos de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

“Quando abrimos, tinha pouco movimento, até por que é um serviço novo, mas agora a demanda está crescendo”, disse Luciana Silva, a Lu do Bem, coordenadora do projeto.

“Ainda não fechamos o mês, então não conseguimos quantificar os atendimentos, até porque são vários”, informou Lu. “Nossa intenção é dar suporte ao trabalhador por todos os lados, seja capacitando, seja dando oportunidades de trabalho, no seguro desemprego. Enfim, este espaço é mais um ponto de amparo ao trabalhador no coração de Florianópolis”, frisou o superintendente do IGEOF, Everson Mendes.

A economista Amanda Carabetti, de 26 anos, esteve no Espaço do Trabalhador nesta sexta-feira (28) para tirar sua primeira carteira de trabalho. “Estava estudando para prestar concurso, mas como até agora não consegui nada, resolvi procurar um emprego, aí vim aqui para tirar a carteira”, disse a mineira, que começa a trabalhar em uma empresa de importação e exportação na próxima segunda-feira.

O Espaço do Trabalhador funciona  de segunda a sexta no Box 77 da Ala Norte do Mercado Público, das 9 às 18 horas.

BOM

Após três edições do Feirão de Empregos, foi detectada a necessidade de se ter um espaço físico permanente em Florianópolis que facilitasse o acesso à procura e oferta de oportunidades de capacitação e ingresso no mercado de trabalho. Daí nasceu o Balcão de Oportunidades Municipal, o BOM, inaugurado no Mercado Publico em  15 de janeiro de 2015.

Seu objetivo principal é centralizar num único espaço oportunidades de empregos e cursos de capacitação e qualificação profissional, fazendo a ponte entre empresas e o trabalhador em busca de trabalho, facilitando o acesso dos cidadãos da grande Florianópolis fora do mercado de trabalho para o preenchimento das vagas ofertadas pelas empresas.

De janeiro a março de 2015 foram encaminhadas cerca de 665 pessoas para concorrer a 114 vagas disponibilizadas, com 45 pessoas contratadas. Em abril, foram 443 encaminhamentos, 55 vagas disponibilizadas e 28 contratados, sendo um total de 1098 encaminhamentos.

Esta iniciativa vem ao encontro da proposta no Plano de Governo do Prefeito Municipal, onde a preocupação com a diminuição da taxa de desemprego faz parte de uma de suas prioridades. A centralização, de demanda e oferta de emprego e cursos profissionalizantes e outras iniciativas faz parte de um processo para elevação do IDH (Índice de desenvolvimento humano) do município de Florianópolis. Com isso a qualidade da mão de obra oferecida pelas empresas conveniadas retornará como qualidade de vida e oportunidade para o cidadão que utiliza esse serviço inovador da prefeitura de Florianópolis e IGEOF.

Para melhorar o atendimento, o BOM mudou-se para um novo espaço mais amplo dando mais qualidade e conforto, estando situado agora na Rua Deodoro 209, piso térreo, onde era o PROCON.

Bom Começo: Os jovens no Mercado de Trabalho

O IGEOF também se preocupa com jovens na faixa etária de 14 a 20 anos, com a questão do primeiro emprego. Para isso foi criado o Bom Começo, uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que fornece gratuitamente a curso de preparação para o mercado de trabalho.
Desde 2014, foram realizados quatro cursos. Uma nova turma está prevista para o primeiro semestre de 2016.

Os adolescentes Elison Espíndola e Monique da Silva Mariano, inscreveram-se no Bom Começo e hoje trabalham na TAM como jovens aprendizes no setor de cargas.

O Balcão de Oportunidades Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na rua Deodoro, 209, Centro. Os cadastros, tanto de empresas quanto de trabalhadores, são feitos gratuitamente