31/08/2015 - FCFFC - Cultura
Pianistas celebram 15 anos de parceria musical
Realizado pelos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral, projeto contempla recitais e lançamento de CD

foto/divulgação: Alexandre Santana

Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral atuam juntos há 15 anos

Igor Xavier dos Passos e Júlia Inácio Pedrini, ambos com 8 anos, assistiram pela primeira vez a um recital de piano e ficaram encantados com a experiência. Eles são alunos da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, da Costeira do Pirajubaé, uma das unidades de ensino contempladas com recitais didáticos realizados pelos pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral. O duo lança nesta terça-feira (1º) o CD Piano Agitato, que será distribuído ao público em apresentação especial no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 21 horas, com entrada franca.

Celebrando os 15 anos de parceria do duo Dietrich-Amaral, o projeto Piano Agitato inclui ainda a realização de três recitais didáticos para escolas da Capital. Duas apresentações para estudantes foram realizadas no Teatro da Ubro na semana passada. Além da escola da Costeira do Pirajubaé, o recital reuniu alunos das escolas municipais Osmar Cunha (Canasvieiras) e Vítor Miguel de Souza (Itacorubi), e da escola estadual Henrique Stodieck (Centro).

O último recital didático ocorre nesta segunda-feira (31), às 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito. O projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da empresa Softplan.

Acesso à música

Os recitais didáticos do projeto Piano Agitato têm como público alvo crianças e adolescentes de escolas públicas de Florianópolis. Durante a apresentação os pianistas intercalam a execução de peças musicais com informações sobre a obra apresentada e o compositor, e falam também sobre o piano e suas possibilidades musicais. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à música erudita.

O repertório do projeto contempla obras eruditas compostas para piano a quatro mãos, incluindo a música russa de Seguei Rachmaninoff, a elegância e o romantismo de Frederic Chopin  e Johannes Brahms, e a música francesa de Maurice Ravel e  Camille Saint-Saëns, entre outras composições.

Há 15 anos o duo de piano formado por Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral divulga a música composta para piano, em especial a quatro mãos e a dois pianos. Nesse período, os pianistas realizaram diversos trabalhos musicais e turnês, entre elas, Pianíssimo, Quatro mãos em Santa Catarina, Florianopianos, Piano a Quatro Mãos e Ciclo Chopin.

Alexandre Dietrich é um dos mais atuantes artistas catarinenses. Bacharel em Música (piano) pela Udesc, o pianista participa com frequência de festivais em importantes centros culturais pelo Brasil.  Com carreira internacional, já se apresentou nos palcos europeus em Bruxelas, Paris, Lisboa, Bordeaux e  Madri.

Dietrich realizou ainda uma turnê de piano solo e em duo de piano e canto nos Estados Unido, apresentando obras de compositores brasileiros nas cidades de Los Angeles, Athens, Roanoke, New Orleans, Houston e Dallas. Em 2015, realizou recital no Palácio Foz, em Lisboa, e no dia 12 de  setembro  fará apresentação no Kuture Kirchengemeinde Altona-Ost, em Hamburgo, na Alemanha.

Guilherme Amaral é mestre em Música (Piano) e bacharel em piano  pela Udesc. Atua como pianista e cravista em diversos concertos com a Camerata Florianópolis e Orquestra Filarmonia Santa Catarina.  Realizou recitais em solo e em duo na França e  Alemanha, além de conquistar diversos prêmios, com destaque para o Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (2004) e o Concurso Jovem Destaque, nas categorias Piano Solo e Duo com Piano, realizado no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro (2006).

Serviço:

O quê: Piano Agitato – Recital Didático

Quando: segunda-feira (31) – 14 horas

Onde: Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

Rua João Evangelista da Costa nº 1160 – Estreito / Fpolis (SC)

Quanto: gratuito

O quê: Lançamento do CD Piano Agitato

(Pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral)

Quando:  terça-feira (1º de setembro) – 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica / Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito