05/10/2015 - SMTTDE - Turismo
Ambiente: Lagoa do Peri recebe Bandeira Azul
Selo foi concedido por júri nacional e internacional do projeto de certificação

foto/divulgação: Divulgação

Lagoa do Peri recebe Bandeira Azul

Coroando uma busca que vinha acontecendo desde o início deste ano, a Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, recebeu em outubro o selo Bandeira Azul. A distinção é concedida às praias e marinas que cumprem os critérios de educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental.

Para que pudesse ser contemplada com o selo, a Lagoa do Peri precisou passar por alguns processos, como a reestruturação do banheiro, acessibilidade, atividades voltadas à educação ambiental e testes de balneabilidade. Com a aplicação do selo, será afixada no local uma placa com informações referentes à aplicação da Bandeira Azul.

O processo de avaliação dos itens necessários para a obtenção da Bandeira Azul passou por um júri nacional e internacional, sendo que as medidas tinham de ser cumpridas antes o início da temporada 2015/2016.

A temporada começará oficialmente a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até, no máximo, dia 15 de dezembro. O objetivo do programa é unir turismo e lazer às questões ambientais no âmbito local, regional, nacional e internacional.

“A conquista desta certificação é a certeza de que os trabalhos que buscamos realizar, para que a temporada ocorra com tranquilidade e que os serviços básicos sejam atendidos, estão no caminho certo. Por meio da Operação Presença, por exemplo, intensificaremos os esforços com relação à oferta de energia e água, segurança, fiscalização dos ambulantes e qualificação daqueles que recebem os turistas. Há muito a ser feito, mas pretendemos avançar com relação aos anos anteriores”, destacou a secretária municipal de Turismo, Zena Becker.

Esse é o primeiro ano em que há a inclusão de duas praias de água doce entre as certificadas, o que, segundo Leana Bernardi, coordenadora nacional do Bandeira Azul, pode ser um incentivo para que os balneários de todo o território nacional, incluindo rios, lagos e represas, busquem o reconhecimento e possam ser premiados pelo Bandeira Azul.

“Ficamos muito satisfeitos com esse resultado, que comprova que o Programa Bandeira Azul vem crescendo e ganhando credibilidade no Brasil. Tivemos muitas novidades e diversos Estados interessados na certificação. As aprovadas foram merecedoras das bandeiras azuis e representarão muito bem o programa nessa temporada”, destacou Leana.

Praias e marinas certificadas – Temporada 2015/2016

Praia do Tombo – Guarujá, SP