06/10/2015 - SMS - Saúde
Profissionais de beleza terão oficinas gratuitas
Cursos abordarão os critérios exigidos pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina para estabelecimentos do setor

foto/divulgação: SMS

Prefeitura, CDL, Univalli e Senac elaboraram e distribuem folheto informativo sobre o tema

A Vigilância Sanitária de Florianópolis é parceira do Senac e da Univali nas Oficinas de Higiene e Limpeza para profissionais de estabelecimentos da área de beleza. Os cursos serão gratuitos nos dias 19 de outubro e 16 de novembro. O material foi elaborado pelo Núcleo de beleza da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis.

As oficinas abordarão temas como procedimentos adequados para tratamentos capilares, manicure e pedicure, depilação, massagem e estética, produtos cosméticos, higienização e esterilização de materiais e estrutura física dos estabelecimentos. Desde o início do ano, a Vigilância Sanitária está em alerta sobre o uso de autoclave em salões de beleza, barbearias, centros de estética e outros estabelecimentos do setor.

Materiais cortantes, como alicates e navalhas devem passar por esterilização por calor úmido, conhecido como autoclave. As estufas estão proibidas desde 2013. A esterilização incorreta desses materiais pode transmitir doenças graves aos clientes, como hepatites virais e até Aids.

Para garantir o funcionamento correto da autoclave, devem ser realizadas as manutenções preventivas e corretivas no aparelho a cada seis meses ou sempre que for necessário. Ainda devem ser feitos os testes biológicos para a validação do processo de esterilização em autoclave.

Entre o fim de 2013 e início de 2014 foram feitas ações educativas nos estabelecimentos de Florianópolis. A partir do segundo semestre do ano passado, começaram as intimações para regularização desses locais, nos casos em que a autoclave não estava sendo utilizada. Foram licenciados na Capital 217 estabelecimentos, a maioria já com a utilização do equipamento adequado. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3251-6400.

Datas e contatos para inscrições:

UNIVALI Campus SC 401

Data: 19/10/2015

Horário: 9h as 16h20 (com uma hora de intervalo)

Informações: 3332-2501

SENAC Saúde e Beleza

Data: 16/11/2015

Horário: 9h as 16h20 (com uma hora de intervalo)

Informações: 3330-9600