07/10/2015 - FLORAM - Meio Ambiente
Floram combate extração ilegal de palmito
Ação ataca a retirada ilegal de palmito juçara em áreas de preservação

foto/divulgação: Flávio Tin

Profissionais da Floram identificam restos de Palmitos extraidos ilegalmente

Profissionais do Departamento de Unidades de Conservação e da Fiscalização Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) acompanhados de uma guarnição das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da Guarda Municipal se embrenharam na mata atlântica no Maciço do Ribeirão (Sul da Ilha), na manhã desta terça-feira (6), para combater o corte ilegal de palmito juçara.

Eles percorreram trilhas e abriram caminhos para identificar os pontos de extração ilegal. Foram identificados vários vestígios, acampamentos, resíduos de corte e material para transporte, entre outros sinais da presença dos predadores.

No momento da ação, não foi possível flagrar nenhum dos infratores, que, segundo informações de moradores, agem na madruga em grandes grupos, possivelmente armados.

Os profissionais da Floram continuam monitorando a área e vão desencadear uma operação que deverá contar  com o apoio da Polícia Ambiental, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) e Guarda Municipal, onde serão feitas incursões por terra, água e pelo ar, com o objetivo de surpreender  os responsáveis pela extração ilegal.

Elias Pires, chefe do Departamento de Unidades de Conservação, relata que este combate ao palmiteiros ocorre há anos, e que só com a apreensão e identificação deles é que se conseguiria quebrar este ciclo de ilegalidades.

"A ação de combate vai continuar, não daremos trégua. Tenho certeza de que, com uma ação dos moldes da que estamos programando, teremos êxito em surpreender os elementos", destacou Bruno Palha, diretor de Fiscalização da Floram.