26/11/2015 - SC - Continente
Praças revitalizadas entregues no Continente
Foram inauguradas as reformas de áreas de lazer na Coloninha, Capoeiras e Estreito

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Inauguração da Praça Arno Schaffer, no Estreito

Novo campo de futebol, academias ao ar livre, parquinho infantil e iluminação em LED já estão à disposição dos moradores dos bairros Coloninha, Estreito e Capoeiras, no Continente.

As reformas de três praças - a João Batista Vieira (Coloninha), Arno Schaffer (Estreito) e Najib Jabor (Capoeiras) - foram entregues na manhã desta quinta-feira (26) e, mesmo com a chuva, a comunidade compareceu para celebrar as melhorias.

Juntas, as praças somam uma área de mais de 12 mil metros quadrados e um investimento total de R$ 300 mil pela Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria do Continente.

Cada revitalização foi realizada com base em uma listagem feita pelos próprios moradores, de tudo o que eles sonhavam para o local onde passam todos os dias. Na praça João Batista Vieira, as obras incluem instalação de academia de ginástica, parque infantil, quadra de futebol de areia, pintura, paisagem e sistema de iluminação com lâmpadas de LED.

No bairro Estreito, onde fica localizada a praça Arno Schaffer, e em Capoeiras, onde fica a Najib Jabor, as áreas receberam instalação de academia de ginástica e parque infantil, colocação de bancos, lixeiras e pintura em geral.

Para o prefeito Cesar Souza Junior, um pacote que muda o cenário de uma comunidade. “Sai a droga e entra a bola. Esperamos que a comunidade ajude e seja como uma guardiã do espaço, que é de todos. Temos os aparelhos para terceira idade, para as crianças e para o pessoal do futebol, agora é só manter”, disse.

O secretário do Continente, Deglaber Goulart, agradeceu o apoio de toda a equipe que conseguiu entregar as obras em cinco meses. “Tivemos um apoio forte dos vereadores, dos moradores e do prefeito. Ouvimos da comunidade o que ela queria e assim fizemos os projetos de reforma e muitas outras estão por vir”, enfatizou.

O fim das discussões na vizinhança

Na Coloninha,  onde fica a maior das três praças revitalizadas, uma briga de muitos anos entre vizinhos foi sanada. Enquanto uns queriam sossego, outros queriam esporte e agito e a bola era ponto de discórdia. Sem redes no campo, ela acabava caindo nos telhados e nos quintais das casas, importunando quem não queria nem saber de futebol. Agora, não há mais brigas.

Jovito Lemos, 78 anos,  exibe boa forma e disposição. Hoje, foi à praça para a inauguração com intuito de jogar uma partida de futebol, mas a chuva, seu único empecilho para o esporte, não permitiu. “Agora sim ficou perfeita, tem as redes queimpedem a bola de cair nas casas, nosso grande problema antigamente. Quando não tem parceiro, jogo sozinho mesmo”, disse.

E a bola da qual Jovito fala caía na casa de Maria de Lurdes, 79. Ela conta que trocou o telhado por muitas vezes em razão das partidas de futebol e acabava brigando com os vizinhos. “Foi um período muito difícil, era as bolas caindo aqui, era gente usando droga, tudo escuro, agora é torcer para todo mundo cuidar da praça”, comentou.

Oreste Melo, também morador do bairro, representou a comunidade na cerimônia. “Moro ao lado da praça e há muitos anos assistimos à deterioração dela aos poucos. Hoje, ela está nova, bem iluminada e com tudo de que a comunidade precisa”, disse.

Mario Hering, 76, também mora no bairro há muitos anos e foi na praça que sempre levou os quatro filhos e hoje leva os seis netos para brincar. O mais novo, com 7 anos, adorou os equipamentos. “Ele queria saber como a praça ficou assim tão bonita, é uma alegria para toda comunidade”, enfatizou.