26/11/2015 - SC - Obras
PMF assina repasse para o trapiche do João Paulo
Primeiro trecho da Avenida das Rendeiras e manutenção dos trapiches da Costa da Lagoa também foram algumas das obras assinadas

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

A assinatura foi realizada nesta quinta-feira no gabinete do prefeito

Em dia de decisões e encaminhamentos para o assunto obras, o prefeito Cesar Souza Junior assinou com a Caixa Econômica Federal, na tarde desta quinta-feira (26), o repasse de verba para a construção do trapiche do bairro João Paulo. Em seguida, assinou as ordens de serviço para o início das obras de revitalização da avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, e de manutenção dos 22 trapiches da Costa da Lagoa. Ao final, ainda apresentou aos pescadores do Pântano do Sul o projeto conceitual de um trapiche para aquela comunidade do Sul da Ilha.

Sobre o tapiche do João Paulo, o valor da obra é de R$ 3,8 milhões, sendo R$ 2,3 milhões do governo federal e R$ 1,5 milhão da Prefeitura. Os pedidos de licença ambiental junto à Fatma já foram encaminhados pela Secretaria de Obras. A expectativa para o início da construção é para primeiro semestre de 2016 e o prazo para execução é de 12 meses.

O trapiche de concreto terá 250 metros de comprimento, em forma de T, protegido de ressacas cíclicas, um sistema de “fence” atenuando as ondas sem impactar o leito do mar (longarinas verticais), pontões flutuantes para os barcos de pesca e lado direito para expansão de vagas e barcos de passagem.

O deputado federal e secretário executivo de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, Cesar Souza, foi autor da emenda parlamentar que viabilizou o repasse de R$ 2,3 milhões para a construção do trapiche. “Esse é um momento histórico para Florianópolis, a construção de um trapiche totalmente legalizado para os pescadores artesanais da Ilha. Em tempo de crise, a aprovação de uma emenda como essa é uma verdadeira vitória e nós conseguimos alcançá-la”, afirmou.

Referências de trapiches do mundo todo foram usadas para consolidar o conceito. Esta é a primeira vez, em pelo menos 20 anos de reivindicação pela estrutura, que há um projeto executivo para a construção de um trapiche na baía.

“Voltar a cidade para o mar é uma promessa que ouvimos há muitos anos em Florianópolis, mas essa é a primeira vez em que essas promessas são realmente colocadas em prática. Estamos realizando muito mais nesses três anos e dez meses do que em 60 anos de história da Capital, em que o pescador da Ilha não foi valorizado. Estamos legalizando e executando trapiches na cidade, nosso pescador é vitorioso e merece esse reconhecimento”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Na oportunidade foi apresentado também o projeto conceitual do trapiche do Pântano do Sul, que está na fase final de concepção. O valor estimado da obra é de R$ 2,1 milhões e a estimativa, segundo o secretário de Obras, Rafael Hahne, é que o processo licitatório seja aberto ainda este ano.

Para Toninho, pescador do Pântano do Sul, o apoio da Prefeitura de Florianópolis e também do vereador Celso Sandrini está sendo fundamental para a comunidade pesqueira da localidade. “Estamos batalhando por essa estrutura há mais de oito anos e finalmente agora temos a esperança de que esse projeto saia do papel. É muito importante ver nossa profissão sendo valorizada”, disse.

Avenida das Rendeiras

Pela primeira vez, desde a década de 70, a avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, passará por um processo de revitalização. A avenida, que é um importante ponto turístico da Capital e a principal ligação da Lagoa da Conceição com a Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa, receberá drenagem, terraplenagem, estacionamento, ciclovia, sinalização horizontal e urbanização.

“As lajotas, que tanto incomodam os turistas por já estarem disformes, serão trocadas por paver, que entre os principais benefícios tem a permeabilidade e a utilização imediata, sendo possível a liberação do tráfego logo após a sua aplicação. Possui também superfície antiderrapante, além de ser esteticamente mais bonita e resistente ao clima”, destacou o secretário Hahne.

O investimento previsto para a obra é de R$ 945 milhões, provenientes do Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura de Florianópolis. O prazo de execução do primeiro trecho é de aproximadamente seis meses.

Trapiches da Costa da Lagoa

O prefeito Cesar Souza Junior assinou ainda o contrato de manutenção dos 22 trapiches situados na região da Costa da Lagoa. A obra irá melhorar a infraestrutura do transporte marítimo realizado na região. Os barcos que atracam nas estruturas de madeira, que sofrem constante ação da maresia, do clima e do próprio desgaste com o uso, terão mais segurança. O valor do investimento será de R$ 363 mil e a intenção é de que as obras iniciem nos próximos dias