04/02/2016 - SC - Turismo
Temporada atrai à Capital dois milhões de turistas
Pesquisa aponta que aumento da demanda foi maior que o otimismo dos hoteleiros

foto/divulgação: João Cavallazzi / PMF

Aeroporto Internacional lotado na temporada

Com belas praias e importantes pontos históricos, Florianópolis é conhecida mundialmente e recebe turistas de todos os países. Os números do início dessa temporada mostram que a Capital é destino certo no verão: A região recebeu cerca de 2 milhões de visitantes, um aumento de cerca de 30% comparado ao mesmo período do ano passado.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) com os meios de hospedagem aponta que a taxa de ocupação hoteleira em Florianópolis no mês de janeiro ultrapassou 90%, superando a expectativa dos hoteleiros, que era de 80%, e indo além dos 73% do ano passado.

"Está sendo uma temporada magnífica. Nem mesmo os pequenos percalços foram suficientes para ofuscar seu brilho. Florianópolis está unindo seus encantos naturais a uma estrutura de turismo cada vez mais eficaz e eficiente. Por isso, esta temporada só não vai ser melhor do que a próxima", avaliou o prefeito Cesar Souza Junior.

A satisfação dos turistas é comprovada na chegada e saída da cidade, nos Centros de Atendimento ao Turista, localizados no Terminal Rodoviário Rita Maria, na cabeceira continental da ponte Pedro Ivo Campos e no Mercado Público, assegurou a secretária de Turismo, Zena Becker. “Foi uma das melhores temporadas dos últimos 15 anos, tanto de planejamento quanto de número de turistas. Percebemos que a expectativa alta dos visitantes a respeito da cidade tem sido respondida da melhor maneira”, disse.

Com programações para todos os gostos e idades, a lista do Top 10 de destinos mais visitados na cidade integra praias, ilha, mirantes, fortalezas, além do Centro Histórico e os mais diversos destinos para a prática de esportes.

Dados da Secretaria Municipal de Turismo mostram que, nesta temporada, 56% dos visitantes vieram em busca de sol e praia, 18% procuraram por cultura e pontos históricos e 11% ecoturismo e turismo de aventura.

Argentinos

A depreciação do real e o desimpedimento para comprar dólar ou real na Argentina também estão transformando esta temporada de verão em uma das mais buscadas pelos argentinos, batendo recordes de procura.

Dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) mostram uma temporada recorde em número de argentinos no Brasil: dois milhões de turistas de férias no país, algo que só ocorreu há dez anos.

Segundo o cônsul argentino adjunto em Florianópolis, Octavio La Croce, o aumento significativo deve-se a conveniência do câmbio e a eliminação dos impostos no cartão de crédito. “Florianópolis é um dos destinos favoritos dos argentinos e essa temporada superou as expectativas. Todos os dias há pelo menos nove conexões de avião entre Buenos Aires e a cidade e mais de 20 ônibus lotados chegam diariamente, vindos da região”, disse.

Saiba mais sobre o Top10 de destinados mais visitados em Florianópolis:

1) Centro Histórico
Aqui você encontra os principais prédios históricos e museus da cidade. Conheça o famoso artesanato da Alfândega e finalize com um pastel de berbigão, acompanhado pela típica cachaça artesanal do Mercado Público.

2) Ponte Hercílio Luz e Mirante do Morro da Cruz
A mais antiga ponte pênsil do mundo, é o cartão postal do Estado. Bata uma foto no coreto e depois suba ao mirante do Morro da Cruz para contemplar uma vista espetacular da parte central da Ilha e da porção continental.

3) Santo Antônio de Lisboa
Bairro histórico que oferece uma das vias gastronômicas mais famosas e completas da cidade. Não deixe de tomar um chopp bem gelado acompanhado de frutos do mar frescos num maravilhoso pôr do sol.

4) Jurerê Internacional
O jet set brasileiro se encontra aqui. Almoce nos famosos postos de praia. Caminhe no calçadão e faça compras no Open Shopping. Estique nas casas noturnas de padrão internacional.

5) Fortalezas
As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, de São José da Ponta Grossa e de Santo Antônio de Ratones formavam o triângulo defensivo da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. Não deixe de conhecer esses verdadeiros patrimônios da humanidade.

6) Lagoa da Conceição
Se você é louco por esporte, aqui é seu lugar: pratique wakeboard, parapente, sandboard etc. Pra relaxar, um café no centrinho também vai bem. Não deixe de subir até o mirante.

7) Costa da Lagoa
Trilha, barquinhos, almoço típico com pé na areia. Um pouco de tudo que resume Florianópolis se encontra aqui.

8) Ilha do Campeche
Mergulho, inscrições rupestres, água cristalina. Venha se sentir um verdadeiro "Mané da Ilha" neste paraíso. Visite também as praias próximas, como Armação, Matadeiro e o Pântano do Sul.

9) Lagoa do Peri

Água doce e área de preservação ambiental que acaba de receber a Bandeira Azul. Lugar perfeito para um piquenique em família. Aproveite a trilha da Lagoa do Peri: vista panorâmica, riachos, cachoeira e mata preservada.

10) Ribeirão da Ilha
Quer comer ostra? Esse é o lugar. Conheça também a cachaça típica e o centro histórico, com todo o clima da colonização açoriana.

LEIA MAIS: Florianópolis é o 2º destino mais buscado no Carnaval