05/02/2016 - SMI - Saneamento
Secretário fala sobre saneamento na Câmara
Comissão Permanente de Turismo e Assuntos Internacionais solicita informações sobre a temporada 2015/2016

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Domingos Zancanaro falou sobre as responsabilidades e competências da PMF e da Casan

Atendendo a um convite da Comissão Permanente de Turismo e Assuntos Internacionais, o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, esteve nesta quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores de Florianópolis para responder a questões sobre o saneamento da Capital, relacionadas principalmente às polêmicas estabelecidas a partir dos relatórios de balneabilidade divulgados no início de janeiro, e ao transbordo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Casan, no rio do Brás.

Questionado pelos vereadores Vanderlei Farias - Lela -, que preside a Comissão, e Celso Sandrini, o secretário fez uma ampla exposição sobre as responsabilidades e competências  da Prefeitura e da Casan em relação ao saneamento da Capital.

"Como gestora do Contrato de Programa assinado com a Casan, a administração municipal cobra o cumprimento das metas propostas e a eficiência no trabalho da concessionária. Não foi diferente quando houve o problema com o extravasor na elevatória da ETE, e não será diferente quando, e se, identificarmos qualquer outro tipo de ineficiência", ressaltou o secretário.

Segundo Zancanaro, os fatos que geraram as notícias negativas em relação à balneabilidade das praias - especialmente Canasvieiras, devido à poluição do rio do Brás - não podem ser considerados de forma isolada ou recentes, mas sim como a somatória de diversos fatores, que passam pelo crescimento desordenado da cidade, e pelos baixos investimentos em saneamento verificado durante décadas em todo o Brasil.

O secretário destacou que a Prefeitura vem desenvolvendo um esforço contínuo para corrigir esses problemas. Além do desenvolvimento do Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve regrar todas as questões relativas ao saneamento na Capital, trabalha em parceria com a Casan - que tem metas a cumprir, todas elas elencadas no Contrato de Programa - no sentido de ampliar as redes e melhorar a eficiência do tratamento de esgoto na cidade.

"Paralelamente estamos promovendo a adequação das moradias que, na maioria dos casos, foram construídas antes da chegada da rede pública de esgotamento, e que agora precisam se conectar ao sistema público. Mas é preciso entender que não se cura um problema desta magnitude do dia para noite", afirmou Zancanaro. O secretário informou, ainda, que a prefeitura está discutindo com a Casan a revisão das metas do Contrato de Programa.

Além do secretário de Habitação, também participaram da reunião a secretária de Turismo, Zena Becker, e o coronel Márcio Alves, representando a Fatma.