06/02/2016 - SMTTDE - Carnaval
Carnaval: Nação Guarani abre o Grupo Especial
Seis escolas se apresentam até o início da manhã de domingo

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Passarela pronta para enfrentar os desfiles

Campeã do Grupo de Acesso em 2015, a Nação Guarani abrirá, logo mais às 22h30, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Florianópolis. Em seguida, pela ordem, passam pela Passarela Nego Quirido as escolas Dascuia, Embaixada Copa Lord, Os Protegidos da Princesa, Unidos da Coloninha e  União da Ilha da Magia. A última a desfilar entra na avenida às 05h35.

 

O enredo que Nação Guarani, de Palhoça, traz para a Passarela do Samba Nego Quirido, neste sábado (6), tem como tema a comunicação. A agremiação foi fundada em 2010 e começou a participar do carnaval em Florianópolis em 2012.

 

A Nação Guarani leva a comunicação na sua forma visual e oral para a avenida, relembrando os princípios presentes na pré-história. O conceito de que tudo está interligado, formando a grande “teia do mundo”, é o que oferece sustentação ao enredo, intitulado: WWW.CARNAVAL.COM.NACAO. Da pré-história antiga... O caminho da Comunicação.

 

Na comissão de frente ela trará uma aranha robótica com os seus trabalhadores, criando esta teia sobre o mundo. Ao todo 22 alas, divididas em cinco grupos que mostram os marcos da comunicação, passarão pela passarela. A Nação Guarani conta, ainda, com dois carros alegóricos e três casais de mestre sala e porta bandeira. Com suas cores azul e branco deve entoar pela passarela o refrão:

 

Risquei na avenida um sonho encantado

Sou mensageiro de um povo dourado

Na rota da informação as cartas

Escritas em meus lindos traços com o coração

 

Escolas de sábado

 

A Dascuia, estreante no Grupo Especial no ano passado, será a segunda a entrar na passarela, às 23h55. O tema da escola é embriagante, com o enredo “A tradição do vinho, na força de um povo: Isso é Santa Catarina!”.

 

“Eu sou a mais querida, não posso negar, vou viajar pelo Brasil com a Copa Lord a Festejar!” entoando este samba é a Embaixada Copa Lord que irá agitar, a partir da 1h20, o público da Nego Quirido. Todas as festas tradicionais desta época do ano, na nossa cidade e no país, serão contatas de forma especial durante o desfile.

 

As sinfonias, balés, óperas e canções da Rússia vão ser encenadas pela Os Protegidos da Princesa durante a passagem pela avenida. O enredo da escola, que é bicampeã do Carnaval de Florianópolis, “Primaveras Russas: Uma história do Mundo em partituras”, entra em cena às 2h45.

 

A Unidos da Coloninha levará a Passarela um enredo que promete realizar todos os desejos, desde os mais primitivos e imaginários, aos mais essenciais e intrínsecos da natureza humana. O título do enredo é um pouco longo: “Pelas influências das leis d universo que governam a realidade de tempo e espaço é que a Unidos da Coloninha irá realizar seus Desejos”.

 

Por fim, a União da Ilha da Magia mostrará a realidade do “Haiti – A pérola das Antilhas, o país mais africano das américas”. Ao todo, são mais de 500 anos de história para passar pela avenida e fechar com muito samba no pé a segunda noite de desfiles do Carnaval 2016.