10/02/2016 - SMS - Saúde
Começa o trabalho do Exército contra o Aedes
Capoeiras foi o bairro escolhido para deflagrar a operação que envolve 40 soldados

foto/divulgação: SMS

População abre as portas para soldados no combate ao mosquito

Nem a chuva espantou o trabalho dos 40 soldados do 63º Batalhão de Infantaria de Florianópolis, no início da tarde desta quarta-feira (10), em Capoeiras. Eles se somam às equipes de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias na varredura aos imóveis em áreas com infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

As vistorias prosseguem até o fim do mês, no Continente e em Capoeiras, áreas com maior quantidade de focos do mosquito.

"Estava bem preocupada com a situação, havia até chamado a Prefeitura para verificar o terreno ao lado de casa. Ver esse trabalho acontecer nos dá mais tranquilidade", afirmou a dona de casa Rosana Maier, uma das primeiras a receber a visita dos soldados, separados em grupos de quatro homens, em Canasvieiras.

"Acredito que com a presença dos soldados as pessoas passarão a ter mais respeito e abrir as portas para o trabalho da Prefeitura", opinou Anete Brissow, também dona de casa.

Os agentes e os soldados verificam os imóveis, passam orientações e ajudam na limpeza de possíveis focos do mosquito. Caso encontrem ambientes onde haja larvas, enviam comunicação à sala de situção municipal, para que seja feita a coleta de material para análise e tratamento.

No próximo sábado (13), haverá a mobilização nacional, com a participação da Marinha e da Aeronáutica, que também receberam treinamento.