07/03/2016 - SC - Obras
Anel viário é destaque em evento de sustentabilidade
Secretário de Obras estará no evento para apresentar os destaques do projeto

foto/divulgação: Divulgação

Duplicação da Edu Vieira será assunto no seminário

O anel viário e outras importantes obras da Capital serão assunto no seminário “Melhor Transporte, Menos Emissões”, nesta terça-feira (8), no Hotel Mercure, no Centro. O evento, que é parte do projeto que conta com o apoio da Embaixada Britânica, irá relatar as ações que a cidade já está realizando para mitigar as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao transporte urbano e apresentar o projeto do anel viário. O encontro contará com palestras de especialistas em mudanças climáticas, transportes e desenvolvimento urbano.

A partir das 19h15, o secretário de Obras, Rafael Hahne, fará uma apresentação aberta ao público sobre o projeto do anel viário e as oportunidades para a mobilidade urbana de Florianópolis. Após uma breve introdução sobre o projeto, o secretário levará detalhes sobre a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira e como ela será integrada no projeto geral.

O diretor geral de Obras, Américo Pescador, destaca a importância de uma obra dessa magnitude. “Temos ótimos exemplos, como o de Curitiba, em que a implantação do BRT trouxe a valorização da região em diversos aspectos: novas atividades no entorno, implantação de praças, melhoria da segurança e infraestrutura local, incentivando a população a utilizar o transporte coletivo”, afirmou.

Com a implantação do BRT, a avenida Beira-mar Norte terá o primeiro corredor exclusivo para ônibus de Florianópolis. O anel viário  terá 17 quilômetros de extensão de faixas exclusivas ou preferenciais para ônibus e fará todo o contorno na região central, passando pelo Terminal de Integração do Centro (TICEN), Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões, José Mendes e Prainha. A obra contempla um elevado exclusivo para o transporte público, abrigos de passageiros, ciclovias, passeios, faixas de pedestre, drenagem, terraplenagem, sinalização horizontal, urbanização e requalificação de áreas, como o eixo viário principal do bairro José Mendes. Entre os benefícios previstos, está também o sistema de controle integrado de semáforos (ITS).

O prazo de execução é de 36 meses, a partir do recebimento da ordem de serviço pela empresa que vencer a concorrência pública. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões. Esta concepção do Anel Viário vai ao encontro da Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei 12.587/2012, que define a priorização dos meios de transporte não-motorizados (pedestres e ciclistas) e do transporte público coletivo sobre os meios individuais, e a garantia da acessibilidade aos espaços. O resultado que se busca é uma mobilidade urbana mais eficiente que respeite as pessoas, independentemente do modal escolhido.

Também nesta terça-feira, às 10 horas, acontecerá uma reunião com os técnicos e convidados da Prefeitura para debater o anel viário, especificamente o trecho do Pantanal. “Queremos mapear e mostrar as oportunidades de crescimento dessa região que é principalmente um importante polo de moradia estudantil, o que torna ainda mais importante a implantação de um BRT no local”, afirmou Américo.

Já às 13h30 acontecerá um painel para troca de experiências em mobilidade urbana sustentável e inovação no contexto brasileiro. O secretário Rafael Hahne fará um apanhado sobre as principais obras em andamento na Capital: o anel viário, o elevado do Rio Tavares, a rua Padre Rohr, a avenida Ivo Silveira, a implantação dos binários na região continental e a elaboração do projeto de acesso da Beira-mar Continental até Barreiros, em São José.


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