09/03/2016 - SC - Comunicação
Aniversário da Capital terá ônibus de graça
Capital comemora 343 anos com diversas atrações

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito apresentou a programação oficial na manhã desta quarta-feira

Mais de 90 eventos comemorativos, 30 dias de atividades, 17 secretarias envolvidas e ônibus de graça no dia 23 de março. Assim será o aniversário de 343 anos de Florianópolis. Uma programação repleta de atrações, realizada em parceria com a iniciativa privada.

São três grandes novidades este ano. A primeira é o ônibus gratuito no dia 23 de março, uma quarta-feira, feriado municipal. A gratuidade no transporte vale para todas as linhas do sistema, durante todo dia, com exceção apenas para os ônibus executivos.

A segunda é o baixo custo aos cofres públicos. Um mês inteiro de atividades com investimento de apenas R$ 20 mil: o restante é resultado da parceria público-privada, uma nova cultura de eventos estabelecida pela Prefeitura desde as festas de fim de ano.

A última grande novidade é a nova idade da cidade, que, em vez de completar 290 anos, irá fazer 343. A alteração é resultado da aprovação de uma lei, em setembro do ano passado, pela Câmara de Vereadores.

“Pensamos em uma festa bonita, com atrações para toda a família. Um mês de atividades com baixíssimo custo e ainda com a novidade de todo o transporte coletivo gratuito, assim ninguém deixará de aproveitar o dia”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Inaugurações de reformas e mutirões pela cidade

A programação (completa no link abaixo) conta com assinaturas de convênios como o Motofrete, no dia 12, que irá regularizar a atividade no município, Feirão de Empregos em 17 e 18 de março no Centro, inauguração da praça Getúlio Vargas (dos Bombeiros) no dia 17, mutirão de limpeza em Santo Antônio de Lisboa no dia 21, e entrega de casas modulares no dia 22.

Neste ano, o corte do bolo irá ocorrer na avenida Beira-mar Norte, em um dia de muito esporte e atrações culturais, das 10 às 22 horas. No mesmo dia, haverá atividades para as crianças no Parque de Coqueiros, no Continente. No dia 29, há ainda a inauguração da nova sede do Ipuf, às 16 horas, em frente à praça Getúlio Vargas, no Centro.

Como vai funcionar o ônibus gratuito

• Para quem não tem cartão: o passageiro terá a catraca liberada, tanto nos terminais quanto ao embarcar fora das estações.

• Para quem tem cartão: o usuário deverá passar o cartão normalmente, tanto nos validadores dos terminais quanto dentro dos coletivos, pois o valor não será debitado. É interessante quem possuir o cartão passá-lo nos validadores, uma vez que servirá para dados estatísticos. A Secretaria de Mobilidade Urbana alerta que durante o dia 23 de março, em todas as linhas do transporte coletivo, o pagamento não deverá ser realizado pelos passageiros.

arquivos para download