15/03/2016 - SC - Obras
Obras essenciais da cidade entram em nova fase
Avenida Ivo Silveira, Beira-mar Norte e Osni Ortiga estão em pleno andamento

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Começa nova etapa na avenida Ivo Silveira

Começou uma nova fase na obra de restauração e adequação da geometria da avenida Ivo Silveira, uma das mais importantes vias públicas do Continente. No trecho que vai em direção à avenida Presidente Kennedy, próximo à divisa com o município de São José, será realizado nos próximos 30 dias o reposicionamento do canteiro central, a remoção dos semáforos e a arborização.

A obra, orçada em aproximadamente R$ 8.4 milhões, prevê ainda na próxima etapa a remoção e realinhamento do canteiro central, onde será permitida a execução de calçada compartilhada com ciclovia. O projeto da avenida Ivo Silveira garante também a implantação de faixa preferencial para o transporte público, sinalização horizontal e vertical e melhoria na iluminação pública.

Em decorrência dos trabalhos que estão sendo executados, a Secretaria de Obras pede a compreensão de todos pelos transtornos. Para evitar maiores contratempos, a sugestão é de que se procurem rotas alternativas para evitar o tráfego pela avenida.

Obras em andamento

O trecho I da marginal da avenida Beira-mar Norte, que vai da Casa da Agronômica até as proximidades da Caixa Econômica Federal, passa agora pela finalização das calçadas e meio-fio, a arborização e a pintura da sinalização. Com o término dos trabalhos, a marginal será liberada para o tráfego de veículos, o que irá contribuir para maior fluidez no trânsito.

Com a implantação do projeto, a Beira-mar Norte terá o primeiro corredor exclusivo para ônibus de Florianópolis. O anel viário terá 17 km de extensão e fará todo o contorno na região central, passando pelo Ticen, Beira-mar Norte, Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.

O prazo para conclusão do anel viário é de três anos. As obras, que contam com recursos municipais, estaduais e federais, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em torno de R$ 150 milhões.

A obra da Osni Ortiga, no Leste da Ilha, também foi retomada. Depois de pronta, quem passar pela região poderá aproveitar a estrutura que compreende passeio, ciclovia, paisagismo e nova iluminação, em uma extensão de 2,8 quilômetros, ligando o início do trecho principal da rua à rua Laurindo Januário da Silveira, no Porto da Lagoa.