03/05/2016 - SMS - Saúde
Florianópolis cria Escola de Saúde Pública
Secretaria de Saúde pretende credenciar-se ao Conselho Estadual de Educação e oferecer cursos livres e de pós graduação

foto/divulgação: Petra Mafalda/Arquivo

Escola dará suporte a programas de educação já existentes, como a residência multiprofissional, lançada em 2015

A Secretaria de Saúde acaba de criar a Escola de Saúde Pública de Florianópolis, que irá avançar os programas já existentes de educação permanente dos trabalhadores da Pasta e ampliar as ações desenvolvidas em parceria com outras instituições no setor.

A partir da publicação do decreto, na última segunda-feira (2), a escola colocará em prática as ações elaboradas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e buscará credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação para aperfeiçoar e ampliar sua capacidade e potencialidade institucional. A ideia é, nos próximos anos, ofertar cursos de pós-graduação e cursos livres para os profissionais da área.

As escolas de governo – como a criada a partir deste decreto – dedicam-se à formação e à qualificação do servidor público e acesso de integrantes de carreira pública. Além disso, veiculam as inovações teóricas, técnicas e metodológicas necessárias ao enfrentamento dos desafios no setor público, sem se descuidar do propósito de incentivar a promoção do debate sobre os desafios da agenda governamental e o compromisso ético requeridos aos profissionais que atuam nos serviços públicos.

Atualmente, a rede municipal de saúde de Florianópolis recebe cerca de 2 mil estudantes por semestre para a realização de diversos tipos de práticas educativas. Também instituiu seu próprio Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e mantém parceria com instituições de ensino no desenvolvimento de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Já o fomento à educação permanente em saúde tem acontecido desde a publicação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, em 2011, com o desenvolvimento de planos de capacitações contextualizados, a realização de cerca de 250 cursos livres de capacitação profissional por ano, a instituição de uma publicação científica própria (Revista de Saúde Pública de Florianópolis), entre diversas outras ações que visam à transformação das práticas em saúde e a qualificação dos serviços.