17/05/2016 - SME - Educação
Vigilantes mirins nos Ingleses contra o Aedes
Alunos da EBM Herondina Medeiros Zeferino se juntaram e foram às ruas conscientizar a comunidade sobre os perigos do Aedes aegypti

foto/divulgação: EBM Herondina Medeiros Zeferino

Grupo distribuiu panfletos informativos pela comunidade

Breno Martins dos Santos e Maria Clara Nanes, do sexto ano da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, saíram pelas ruas da comunidade conscientizando os moradores sobre os perigos do Aedes aegypti. Eles fazem parte do grupo de vigilantes mirins da rede municipal de ensino que combatem o inseto.

Os estudantes distribuíram pelo bairro panfletos e passaram os conhecimentos adquiridos na escola acerca do assunto para os moradores, orientando-os sobre formas de evitar a proliferação do agente transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Breno e Maria Clara recrutaram ainda os amigos Rodrigo, Bernardo, Vitor e Muhamad para a causa.

“Juntamos materiais de conscientização sobre o mosquito e começamos pela rua Osvaldo Rogério Braga”, contou Breno. Para ele e os amigos, a ação foi um sucesso. “Alertamos várias pessoas e também denunciamos um terreno que possuía água parada”, completou.

A campanha contra o Aedes aegypti é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e foi lançada no início do ano. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a ideia é repassar as informações necessárias aos profissionais, crianças e alunos, para que todos estejam capacitados para entrar nessa causa.

Para acabar com os focos do mosquito fique de olho nessas dicas:

• Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

• Receba bem o agente da saúde e o agente de combate às endemias (doenças que ocorrem apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades)

• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

• Encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta.

• Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou

• guarde-os sem água, em local coberto e abrigados da chuva.

• Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

• Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.