24/05/2016 - SC - Eventos
Prefeitura: o que funciona durante o feriado
UPA, Samu e plantões de Vigilância em Saúde trabalham normalmente

foto/divulgação: SMA

Sexta-feira será ponto facultativo

O artigo 2º do decreto 16.169, que estabelece ponto facultativo para o funcionalismo municipal na sexta-feira (27), determina que a suspensão dos trabalhos não se aplica aos “setores de órgãos cujas atividades constituam serviços essenciais à comunidade, especialmente na área da Saúde e da Coleta de Resíduos Sólidos”.

Portanto, o feriado e o ponto facultativo desta semana não atingirão os serviços essenciais de saúde do Município. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Sul e Norte, o Samu e plantões da Vigilância em Saúde funcionarão normalmente na quinta e na sexta-feira. As demais unidades de saúde ficarão fechadas nos dias 26 e 27 de maio. No dia 30, todos os demais serviços serão retomados.

A medida visa a garantir a oferta de ações e serviços à população, principalmente os emergenciais e aqueles que não podem ser substituídos por atendimento em unidades de urgência ou emergência. Os coordenadores dos centros de saúde e das demais unidades avisam com antecedência aos pacientes e administram as agendas de consultas e entregas de exames e medicamentos para que não haja descontinuidade do serviço.

Ônibus, Mercado e coleta

O ponto facultativo na sexta-feira também não afetará o transporte coletivo. Na quinta-feira, Corpus Christi, os ônibus circularão respeitando o quadro de horários de domingo ou feriado. Na sexta, entretanto, o quadro de horários será o mesmo utilizado nos dias úteis. No sábado e domingo, como é de praxe, os horários serão os de sábado e domingo.

No Mercado Público, duas peixarias estarão de plantão na quinta-feira, funcionando das 7 às 13 horas. Na sexta-feira, o funcionamento será normal: lojas das 8 às 19 horas, peixarias das 7 às 19 horas e alimentação das 10 às 22 horas. No sábado, as lojas vão abrir das 8 às 13 horas, as peixarias das 7 às 13 horas e alimentação das 10 às 17 horas. No domingo, volta o esquema de plantão: duas peixarias estarão abertas das 7 às 13 horas na Ala Sul.

A Comcap informa que não haverá coleta normal ou seletiva na quinta-feira. Nos dias restantes da semana, porém, o serviço volta à normalidade.

Educação

Na rede municipal, 11 das 36 unidades de ensino fundamental vão funcionar na sexta-feira, para reposição de aulas perdidas por causa da última greve do funcionalismo. Terão expediente normal as escolas básicas Adotiva Liberato Valentim, Albertina Madalena Dias, Dilma Lúcia dos Santos, Intendente Aricomedes da Silva, João Gonçalves Pinheiro, Maria Conceição Nunes, Mâncio Costa, Osvaldo Machado e Paulo Fontes e as desdobradas Costa de Dentro e Osvaldo Galupo.

No caso da educação infantil, vão estar funcionando dez das 89 unidades. Terão expediente as creches Celso Pamplona, Hassis, Jardim Atlântico, Joaquina Maria Peres e Rosa Maria Pires e os Núcleos de Educação Infantil (NEI) Armação, Gentil Mathias, Maria Salomé dos Santos, Orisvaldina Silva e Zilda Arns Neumann.