25/05/2016 - SMO - Obras
Escoramento do elevado avança no Rio Tavares
Três dos nove vão de estaqueamento já estão concluídos

foto/divulgação: Amanda Rosso/SMO

Primeiro dos vão já concluiu o cimbramento

Já está na fase final de construção o terceiro dos nove vãos de estaqueamento de madeira que vão suportar o escoramento da estrutura do elevado do Rio Tavares. O primeiro desses vãos já recebeu a estrutura de cimbramento. O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafael Hahne, fizeram a visita semanal à obra e elogiaram o ritmo acelerado dos trabalhos.

Em paralelo à construção da estrutura de escoramento, prossegue a prospecção arqueológica, coleta e análise de material em laboratório. Por acordo feito no início dos trabalhos, a obra só avança após total liberação do arqueólogo.

A obra do elevado tem o grande objetivo e o importante mecanismo de diluição do maior gargalo de trânsito do Sul da Ilha. O ritmo de trabalho faz com que o cronograma original seja cumprido e que a obra seja entregue à população ainda este ano.

O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. A estrutura terá 12 pilares, cada um deles com oito estacas (com capacidade de suportar individualmente a carga de 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.

Esses blocos, que medem pouco mais de 7 metros de comprimento, por 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas, com investimento de R$ 15 milhões para a obra e R$ 17 milhões para as desapropriações.