27/06/2016 - SC - Comunicação
Moradores de rua receberão abrigo no frio
Prefeitura voltará a disponibilizar a Passarela Nego Quirido para pernoite

foto/divulgação: Mauro Vaz

Representantes da Prefeitura e do Estado tratam da ação

Pessoas em situação de rua em Florianópolis vão contar com espaço provisório para pernoite na Passarela do Samba Nego Quirido durante o frio intenso previsto para acontecer a partir da segunda quinzena de julho. A Prefeitura já iniciou mobilização interna e acionou o governo do Estado a fim de viabilizar a ação social.

Decreto a ser baixado pelo prefeito Cesar Souza Junior vai regulamentar o período de duração da medida, que levará em consideração os alertas de previsão da Defesa Civil do Município. Eles deverão ser emitidos com antecedência mínima de 24 horas, sempre que a temperatura for inferior a 10ºC.

Desta vez, a Prefeitura pretende oferecer exclusivamente abrigamento, no horário entre 19 e 7 horas. Ou seja, a ação não terá a mesma proporção da força-tarefa criada no inverno de 2013, ainda mais rigoroso, quando também foram disponibilizados banho e alimentação a aproximadamente 200 cidadãos.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Sílvia de Luca, o Comitê Municipal de Pessoas em Situação de Rua está preocupado com a baixa temperatura que está por vir e alarmado com as mortes ocorridas em decorrência disso em São Paulo. E a administração local está fazendo todo o possível para atendê-los da melhor forma.