28/06/2016 - SMC - Continente
Biblioteca oferece cursos gratuitos
O número de atendimentos é de aproximadamente 500 pessoas durante o mês

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Biblioteca oferece cursos gratuitos à comunidade

A biblioteca Barreiros Filho oferece em parceria com o trabalho voluntário de professores de diversas áreas inúmeros cursos gratuitos à comunidade. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, em horários alternativos, que vão das 9 às 22 horas. São dezenove cursos oferecidos ao público diverso, de crianças a idosos.

 

São cursos de Patchwork, Patchcolagem, Renda de Bilro, Yoga, Jazz infantil e adulto, Muay Thay, Estilos, Dança, Cerâmica, Grampada e Fios, Bordado a Mão, Pintura em Tecido, Tricô, Crivo, Moda Mirim, Violão, Jiu-Jitsu, Move Dance (com vários ritmos musicais), e Ballet, sendo oferecido para três modalidades (iniciantes, de ponta e para turma antiga).

 

Há cursos que são oferecidos há mais de quatro anos na biblioteca, como é o caso do curso de Patchcolagem, onde a professora voluntária é a artesã Elenir Costa. “Sou voluntária há sete anos, faço isso por amor, minha satisfação é ensinar, é muito gratificante ver uma aluna que entra no curso sem saber nada e no final exibe com orgulho o trabalho produzido”, disse.

 

Não é diferente no curso de Renda de Bilro. A professora Nerivalda Duarte de Souza é voluntária desde 2015, segundo ela, resolveu ministrar aulas por perceber que a tradição neste tipo de artesanato estava se perdendo. “No nosso tempo de moça, era obrigatório aprender a fazer renda, era o nosso ganha pão, não havia outro tipo de trabalho. Hoje percebemos que a juventude não tem interesse em dar continuidade a algo que faz parte das tradições culturais de Florianópolis”, afirmou.

 

De acordo com as professoras, o objetivo desse trabalho é promover a integração entre mulheres, sendo que muitas estavam ociosas e acabaram encontrando no artesanato uma forma de terapia, além de ser também um complemento de renda.

 

Segundo a Coordenadora do setor de cursos da biblioteca, Silvana Silva, o número de atendimentos chega aproximadamente a 500 pessoas durante o mês. De acordo com Silvana, as vagas são limitadas e a lista de espera para novas inscrições é extensa. No mês de agosto, serão abertas cinco vagas para o curso de Patchcolagem.

 

Mais informações pelo telefone, 3348-1068, falar com Silvana, ou pessoalmente na rua João Evangelista da Costa, 1.160, bairro Estreito.

 


galeria de imagens