24/08/2016 - SC - Comunicação
X Fórum da Paz terá carrinhada de bebês
Ações vão acontecer em frente à Catedral Metropolitana e no Calçadão da Felipe Schmidt

foto/divulgação: Rafaela Martins

Reunião de organização da carrinhada ocorrida na tarde desta quarta (24)

Um flash mob em frente à Catedral Metropolitana e uma carrinhada de bebês no calçadão da Felipe Schmidt estão sendo organizados pela Prefeitura de Florianópolis para integrar a programação do X Fórum Mundial da Paz, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, mais precisamente na Capital, de 22 a 25 de setembro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silva, no Norte da Ilha. Nesta edição, o evento terá como tema “Nós Acreditamos”.

flash mob, que vai acontecer ao meio-dia do dia 21 de setembro (quarta-feira), véspera da abertura do Fórum, deve reunir mais de 200 brasileiros e estrangeiros, entre professores e alunos de dança, professores de educação física e estudantes da rede pública e privada da cidade, além de jovens ativistas da paz da Espanha, Itália e Egito, por exemplo. “O importante é que estas pessoas estão engajadas em passar mensagem de paz através da dança”, destacou a coordenadora da ação, a bailarina e professora de dança Yasmin Meera.

Segundo ela, interessados em participar do flash mob devem enviar e-mail para o endereço artespelapaz@gmail.com para serem incluídos em grupo criado no Facebook. Através dele, está sendo divulgado vídeo com a coreografia a ser apresentada. Vale lembrar que o flash mob destaca-se por acontecer repentinamente e de forma instantânea, ainda que combinado previamente por seus envolvidos.

Carrinhada

A professora e empresária da área da educação Iara Regina Calil, que como Yasmin é voluntária do X Fórum Mundial da Paz, está empolgada com a carrinhada de bebês, que está sob sua coordenação. A ação acontecerá às 9h30 do dia 22 de setembro (quinta-feira). “Será a primeira carrinhada de bebês do evento, e isto vai ser anunciado ao mundo”, comemorou ela, que espera a participação, inclusive, de mulheres grávidas, além dos bebês com seus pais e irmãos.

“Será um grande movimento infantil”, acredita Iara, salientando que a ação visa a oportunizar que crianças, desde a mais tenra idade, protagonizem um evento em nome da paz. “Simbolicamente, elas são as mais interessadas na construção dessa cultura de paz, porque são a geração do futuro”.

Na ocasião, o prefeito Cesar Souza Junior irá receber um obelisco de acrílico entregue a todas as cidades-sede do Fórum Mundial da Paz, presenteado pelo governo de Nova Iorque. Ele traz a inscrição “Que a paz prevaleça na Terra”, em oito idiomas, entre eles o português. A Prefeitura estuda a possibilidade de o obelisco ser colocado no parque onde será instalado o futuro Jardim Botânico, mas isso ainda vai depender do aval da Comcap, responsável pela gestão da área.

Da parte da administração municipal, estão envolvidos na organização das duas ações as Secretarias Executiva de Serviços Públicos (SESP); de  Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram); de Obras, por meio da Serviços de Iluminação Pública (Cosip); da Segurança e Gestão do Trânsito; da Comcap e do gabinete do prefeito.

O X Fórum Mundial da Paz é realizado anualmente desde 2007 pela Unipaz. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.forummundialdapaz.org. Paralelamente, acontecerá, pela segunda vez em Florianópolis, o Festival Mundial da Paz, de âmbito nacional, que está em sua quarta edição.