25/08/2016 - FLORAM - Meio Ambiente
Aterro da Baía Sul recebe mudas de ipê
Cerca de cinquenta mudas de ipê amarelo e roxo foram plantadas nesta quinta-feira

foto/divulgação: Evandro Saad

Mudas de Ipê são plantadas ao longo da Baía Sul.

Uma dezena de funcionários da Diretoria de Gestão Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram), sob o comando do diretor geral Antônio Carlos Simas, realizou nesta quinta-feira o plantio de 50 mudas de ipê roxo (Handroanthus avellanedae) e ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) no canteiro central ao longo do Aterro da Baía Sul.

“A ação tem por objetivo dar continuidade à arborização da Ilha de Santa Catarina.  Cuida-se de plantio de  mudas com 2,0 -3,5 m de altura e DAP  (diâmetro a altura do peito) do caule com 2,5 a 3 cm”, informou o superintendente da Floram, Volnei Ivo Carlin.

De acordo com Simas, “as folhas são compostas palmadas, com coloração roxa e amarela, e os frutos são vagens que contêm sementes aladas, que são levadas para outros cantos com a força do vento”. Acrescentou a diretora de Gestão Ambiental, Carolina Custódio Amorim, que “a planta é originária do Brasil e é comum as folhas caírem no inverno e só florescerem novamente  durante a estação da primavera”.

Renata Piza, assessora técnica que acompanhou a ação junto à equipe de funcionários coordenada pelo funcionário Vilson Paris, relata que a frequência de ipês no Sul do país está relacionada ao clima favorável à espécie:  “Em todos os Estados da Região Sul, é comum os governos municipais investirem no plantio desta espécie, tendo em vista a beleza que dá ao ambiente à sua volta”.

Renata orienta o plantio entre os meses de agosto a outubro e adubação adequada com material orgânico. Ressalta que “os ipês são as espécies escolhidas pela Fundação em razão da sua florada exuberante e por não causar danos à rede elétrica”.