25/08/2016 - SC - Comunicação
Alfândega pode entrar no orçamento federal de 2017
Presidente do Iphan informa que proposta neste sentido está sendo apresentada

foto/divulgação: Mauro Vaz

Almeida, Kátia e Hahne na visita à antiga Casa de Câmara e Cadeia

O projeto de conexão do Largo da Alfândega ao Mercado Público e à região leste do Centro de Florianópolis, já entregue pela Prefeitura ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no valor de cerca de R$ 8 milhões (em fase de avaliação), pode ser incluído no orçamento do Ministério da Cultura (MinC) para o ano que vem. O Iphan está apresentando proposta neste sentido.

A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (25) pela presidente da autarquia federal, Kátia Bogéa, durante visitas às obras da antiga Casa de Câmara e Cadeia e do Museu Victor Meirelles, dois dos sete monumentos históricos da Capital incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas. Os demais contemplados, aliás, são o Largo da Alfândega e quatro fortalezas.

Na oportunidade, Kátia também adiantou que o MinC já sinalizou que vai repassar no início de setembro a última parcela dos R$ 4 milhões do Fundo Nacional de Cultura que ficaram de ser repassados pelo Iphan em razão do convênio firmado com a Prefeitura para a obra de restauração da Casa de Câmara e Cadeia. Esta parcela é de R$ 1,6 milhão.

Segundo o secretário de Obras, Rafael Hahne, que representou o prefeito Cesar Souza Junior nas visitas da gestora federal, após a finalização da instalação do sistema de ar condicionado do prédio histórico, prevista para os próximos dias, ele será repassado ao Serviço Social do Comércio (Sesc) para implantação do projeto de museologia, uma vez que o espaço dará lugar ao primeiro Museu da Cidade. Depois disso, será dada ênfase à conclusão das obras do anexo.