29/08/2016 - SEMAS - Social
Abrigo de inverno encerra os trabalhos este ano
Mais de 480 pessoas foram atendidas desde o começo de julho

foto/divulgação: Divulgação

No primeiro dia, abrigo recebeu apenas 18 pessoas

O Ponto de Apoio contra o frio, que foi inaugurado no dia 7 de julho para oferecer abrigo provisório a moradores de rua em situações de frio intenso, não vai abrir mais este ano. A unidade improvisada recebeu 18 pessoas no dia da inauguração, mas com o tempo chegou a abrigar 60 pessoas numa só noite. O objetivo do projeto era dar mais uma opção de abrigo durante o inverno, além das casas permanentes oferecidas no município. 


O abrigo foi instalado nos camarotes da Passarela Nego Quirido, ao lado do Centro POP, no centro de Florianópolis. Foram disponibilizados 100 leitos para serem usados em noites de temperaturas mais baixas, de acordo com alertas enviados pela Defesa Civil. 

Foram diversos dias de uso, divididos em quatro etapas de atendimento. Inicialmente, a procura pelo abrigo foi espontânea, com divulgação pelo site na internet e no Centro POP. Nas últimas noites, porém, membros da equipe de organização do apoio visitaram diversos pontos do centro de Florianópolis para conversar com alguns moradores de rua, pois muitas pessoas preferem não aceitar o serviço oferecido.

Graças a essa ação de abordagem, os números das últimas noites foram mais altos em relação aos outros dias e mais pessoas foram acolhidas. Nos últimos dias de apoio, na semana passada (terça e quarta-feira), foram acolhidas 113 pessoas. No total, 483 pessoas passaram pelo Ponto de Apoio contra o frio. 

Outro fator importante no apoio foram os voluntários que frequentaram a unidade nos dias de acolhimento. Graças a essa ajuda, os acolhidos também receberam alimentos e roupas, acrescentando bastante ao trabalho realizado pela equipe de organização. 

César Cruz, Coordenador do Albergue Municipal de Florianópolis, também responsável pelo abrigo improvisado, ressaltou que a ação também ajudou na integração com as pessoas em situação de rua, além do calor oferecido. "Foi uma ação muito positiva em vários sentidos. E, além disso, mostrou que o trabalho pode ser realizado com mais frequência. Já estamos pensando em 2017", disse. 


galeria de imagens