12/09/2016 - SC - Comunicação
Bebês vão participar de ato pela paz mundial
Carrinhada com os pequeninos pelo Centro vai acontecer no dia 22, em razão do X Fórum Mundial da Paz

foto/divulgação: Rafaela Martins

Reunião de organização da carrinhada e do flash mob ocorrida nesta segunda-feira (12)

Pais e responsáveis de bebês estão convidados a levar os pequeninos para participar de um ato pela paz no mundo, que vai acontecer no centro de Florianópolis no dia 22 deste mês. Será a primeira carrinhada de bebês do Fórum Mundial da Paz que, neste ano, completa sua décima edição. O ato terá início às 9h30, com concentração na rua Felipe Schmidt, em frente às lojas Americanas. Mulheres grávidas e irmãos dos bebês também são esperados.

A carrinhada vai percorrer o calçadão da Felipe Schmidt em direção à praça XV de Novembro, descer a rua Arcipreste Paiva até a rua Conselheiro Mafra e seguir até o Largo da Alfândega. No local, haverá a formação de uma mandala com os carrinhos de bebê. “Para termos uma imagem simbólica de que os próprios bebês estão envolvidos no movimento da paz”, explicou a presidente do X Fórum Mundial da Paz, Dulce Magalhães.

Na sequência, por volta de 11 horas, na Sala de Atos do Mercado Público, haverá a cerimônia de entrega de um obelisco ao prefeito Cesar Souza Junior, presente do governo de Nova Iorque a todas as cidades-sede do Fórum. O obelisco, de acrílico, traz a inscrição “Que a paz prevaleça na Terra”, em oito idiomas, inclusive o português. A solenidade será restrita a autoridades convidadas, entre elas representantes das nações participantes do evento mundial. Até o momento, 41 países de todos os continentes já confirmaram presença.

Futuramente, o obelisco deverá ser instalado, permanentemente, no centro de convivência da antiga Casa de Câmara e Cadeia, em obras, que vai dar lugar ao Museu da Cidade.

Flash mob

Na véspera, no dia 21, uma mobilização instantânea pré-combinada pelos participantes, mais conhecida como flash mob, será realizada em frente à Catedral Metropolitana, ao meio-dia. Ele deverá reunir mais de 200 brasileiros e estrangeiros, entre professores e alunos de dança, professores de educação física e estudantes da rede pública e privada da cidade, além de jovens ativistas da paz da Espanha, Itália e Egito, entre outros países. A coordenadora voluntária da ação é a bailarina e professora de dança Yasmin Meera.

Interessados em participar do flash mob devem encaminhar e-mail até a próxima sexta-feira (16) para o endereço artespelapaz@gmail.com para serem incluídos em grupo no Facebook e receberem o vídeo com a coreografia a ser apresentada. Um ensaio geral está programado para as 14 horas do domingo (18), no Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com acesso pelo Pantanal.

Tanto o flash mob quanto a carrinhada estão sendo organizados pela Prefeitura, como parte da programação do X Fórum Mundial da Paz, que acontecerá pela primeira vez no Brasil. O Fórum, que é realizado anualmente desde 2007 pela Universidade Internacional da Paz (Unipaz), vai ser realizado no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha, de 22 a 25 de setembro.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.forummundialdapaz.org. Paralelamente, acontecerá, pela segunda vez em Florianópolis, o Festival Mundial da Paz, de âmbito nacional, que está em sua quarta edição