22/09/2016 - SC - Educação
'Carrinhada' conclama à educação para a paz
Ato do X Fórum Mundial da Paz chama a atenção para o tema desde a infância

foto/divulgação: Rafaela Martins

Carrinhada de bebês percorreu as ruas do Centro da Capital

Pela primeira vez em Florianópolis, o X Fórum Mundial da Paz, que acontece até domingo (25), levou muita fofura para o centro da Capital na manhã desta quinta-feira (22): uma 'carrinhada' de bebês percorreu o calçadão da Felipe Schmidt e a praça XV de Novembro.

O desfile levou às ruas até os lojistas, que pararam por alguns minutos para ver os pequenos passarem. Luci Magalhães, presidente do Fórum, contou como surgiu a ideia: “Pensamos em uma ação que chamasse a atenção das pessoas para uma educação de paz, conceito que vem de berço e pode ser trabalhado desde a infância. Estamos muito felizes com a receptividade de Florianópolis, que está dando um show de hospitalidade.”

A carrinhada encerrou no Largo da Alfândega, onde foi formatada uma mandala com os carrinhos de bebê. Crianças de escolas de educação básica da Capital também participaram do ato. A secretária de Educação, Maria José Brandão, informou que a rede incluiu em sua grade curricular o projeto 'Educando para a Paz'.

“Os professores são orientados a trabalhar o tema em sala de aula e nesta semana do Fórum todos estão engajados”, disse.

Tsuru de origami

Durante a carrinhada, crianças da Escola Básica Maria Conceição Nunes, do Rio Vermelho, distribuíram o tsuru, o origami tradicional do Japão, que é um dos símbolos mundiais da paz, aos participantes. O projeto, intitulado 'Revoar da Paz', foi coordenado pelo professor que atua no apoio pedagógico da escola e é membro do conselho gestor da Universidade Internacional da Paz (Unipaz) em Santa Catarina, Flávio da Luz.

Os estudantes da rede municipal também participaram do projeto 'Pintando a Paz', no qual as crianças confeccionaram bandeiras para serem expostas ao público na cerimônia de abertura do Fórum, marcada para esta quinta-feira (22), no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, às 18 horas.