23/09/2016 - RESIDUOS - Comcap
Parque Jardim Botânico: tudo pronto para abertura
Espaço vai operar de quinta a domingo, das 7h30 às 18 horas; no verão, horário se estende até 19 horas

foto/divulgação: Zenilto Custódio da Silva

Preparação em tempo recorde, até ponte foi feita

Está tudo pronto para a abertura do Parque Jardim Botânico de Florianópolis neste sábado (24), segundo o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Marius Bagnati. Em tempo recorde, já que o termo de cooperação entre Epagri e Prefeitura de Florianópolis foi assinado em 18 de julho, a Comcap e a Floram deixaram o local em condições de conforto e segurança para receber os visitantes.

“Graças ao entusiasmo das pessoas, diretores e empregados da Comcap, servidores públicos, empresários, comunidade, superamos as expectativas iniciais”, garante Bagnati.

A solenidade de abertura será às 10 horas desse primeiro sábado da Primavera 2016, mas desde às 7h30 o parque estará aberto. Nesta primeira fase, o parque vai operar de quinta a domingo. O acesso só será permitido a pé e haverá espaço para guardar bicicleta.

Sala verde de visitas na capital das praias

O parque oferece ao visitante a vista do lago e do bosque açoriano, formado principalmente de nogueiras-da-índia, exemplares como olandi, considerada a primeira madeira de lei do Brasil, jerivá e garapuvu, árvore símbolo de Florianópolis. Além da paisagem natural, já estão disponíveis pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, redário, espaços para exposições, educação ambiental e valorização de resíduos orgânicos e horta modelo, implantada no final de agosto, com a presença de 167 pessoas.

O parque também conta com quadra de beach tennis e de vôlei, área de atividades físicas, sistema de iluminação e, em breve, viveiro de mudas e canteiro de plantas medicinais.

“O sonho de abrir este parque tem 20 anos para algumas pessoas, desde que a Epagri desativou sua estação experimental do Cetre. As intervenções atuais têm o cuidado de preservar esse projeto de instalação do Jardim Botânico, ao mesmo tempo que atendem à grande expectativa da comunidade, de poder usar o espaço que no passado serviu para engrandecer a agropecuária catarinense”, aponta Bagnati.

Acesso por transporte coletivo

Linhas de ônibus que passam em frente ao Parque Jardim Botânico de Florianópolis:

Sentido Centro-Bairro
Saída - TICEM
330 - Tilag - via Mauro Ramos
104 - Itacorubi - via Mauro Ramos

Saída - TITRI
177 - Santa Monica
Saída – Centro

Executivo
1113 - Parque São Jorge

Sentido bairro Canasvieiras

233 - TICAN - TITRI - via UFSC

Agenda da abertura

Cerimonial 10h ao meio-dia

• Manifestação das autoridades
  • Entrega de 15.480 assinaturas, recolhidas há 10 anos, pró-instalação do Jardim Botânico de Florianópolis
  • Adesão de Zenório Piana e Hugo Braga, dos Amigos do Jardim Botânico, ao programa de voluntariado
  • Apresentação das crianças do Coral Vozes do Arvoredo, da comunidade do Siri, do programa de educação da Guarda Municipal
  • Descerramento de placas comemorativas
  • Exposição de 23 ilustrações naturalistas em grafite, aquarela, guache e lápis de cor, de 11 artistas do Curso de Ilustração Naturalista do coletivo Nacasa e convidados
  • Coleção especial de 13 anos do Museu do Lixo da Comcap, valorizando a cultura açoriana e a agricultura
  • Apresentação da Orquestra Udesc coordenada pelo professor João Eduardo Titton

12h30min

• Intervenção artística do projeto Banco Mural, promovida pelo O Sítio, com música e pintura ao vivo pelo artista português João Aires

15h

• Apresentação do Boi de Mamão do Sambaqui, promoção da Fundação Franklin Cascaes.

Parceria público e privada

A cooperação entre Governo do Estado, por meio da Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, e Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap e da Floram, movimenta uma rede de talentos públicos e privados. Sob a responsabilidade da Comcap, essa operação tem os seguintes propósitos:

- garantir condições básicas de conforto e segurança ao visitante do espaço agora denominado Parque Jardim Botânico de Florianópolis

- assegurar que as intervenções resguardarão as condições para implantação futura do Jardim Botânico de Florianópolis sob a premissa de conservar plantas nativas ou ambientadas, orientada por conceitos de conectividade do homem com a natureza e de recuperação de ambientes urbanos com a prática de valores sustentáveis.

Os principais parceiros e apoiadores nesta etapa de abertura são:

- Secretaria Municipal de Obras

- Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

- Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf)

- Defesa Civil

- Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito

- Guarda Municipal

- Procuradoria Geral do Município

- Secretaria Municipal de Turismo (Setur)

- Fundação Franklin Cascaes

- Secretaria de Comunicação da PMF

- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável

- Amigos do Jardim Botânico de Florianópolis

- Udesc

- Centro de Ciências Agrárias da Ufsc

- Sebrae/SC

- Rede Brasileira de Jardins Botânicos

- Cepagro

- Magno Martins

- Santos Madeira

- Grupo Guga Kuerten

- Usina do Hambúrguer

- Luumen Economia Criativa

- Sítio Florbela

- O Sítio Arte Educação

- Rupestre Comunicação Visual

- Grupo Portobelllo.

CLIQUE AQUI  para acessar animação da linha do tempo

CLIQUE AQUI para ver entrevista de Marius Bagnati com Glauco Olinger

CLIQUE AQUI para ver localização no Google Maps.