30/09/2016 - SME - Educação
Núcleos infantis mantêm tradição do boi de mamão
Setor promove no Centro encontro de cinco dias com grupos formados por crianças da educação infantil

foto/divulgação: Guto Kuerten

Crianças do NEI Campeche

Em diversas regiões do país, há a brincadeira popular envolvendo a figura do boi. Conforme o local, é chamada de boi bumbá, bumba meu boi, boi pintadinho, boi matraca. No Sul do país, o nome utilizado é o boi de mamão.

Tradicional na Ilha de Santa Catarina, a brincadeira representa uma das manifestações mais populares da Capital. As creches municipais agem para manter viva essa atividade que reúne música, dança e teatro. Também trabalham para ampliar o repertório cultural das crianças e comunidades.

Na próxima semana, de segunda (3) a sexta (7), sete unidades da rede estarão colocando os seus personagens na rua no Primeiro Encontro de Bois de Mamão da Educação Infantil. O evento terá como locais o Mercado Público e a praça XV de Novembro. Participarão os núcleos de educação infantil (NEI’s) Campeche, Colônia Z11 (Barra da Lagoa), Costa da Lagoa, Costa de Dentro, Santo Antônio de Pádua (João Paulo),  Pântano do Sul e Orisvaldina  Silva (Lagoa da Conceição). As creches Doralice Teodora, Nossa Senhora Aparecida e Jardim Atlântico, também pariticiparão do momento.

Além de danças, haverá exposição fotográfica de Guto Kuerten sobre o tema, bem como contação de histórias, passeio cultural, oficina com rendeiras, oficina de maricotas e oficina de abayomi - confecção de bonecas negras de pano.

Com o encontro, a Secretaria de Educação busca ainda a interação entre as crianças, crianças e adultos e crianças com os diversos ambientes de apresentação.

Para que a tradição não caia no esquecimento, no coração da cidade lá estarão bois, maricotas, cabras, benezedeiras, doutores, bernunças, cavalos, macacos, chachorros, urubus.

Magia contagiante e exposição fotográfica

Heitor, 2 anos, é enlouquecido por boi de mamão. O pai, Guto Kuerten, reforça a paixão do filho. “Ele é, na verdade, pirado pela brincadeira”.  O pequeno chegou a adormecer com o animal da festa popular, feito por Guto com caixa de papelão. Heitor frequenta o Núcleo Municipal de Educação Infantil (NEI) Campeche, onde há um grupo de boi de mamão de longa data. Ele é uma das presenças garantidas no Encontro de Bois de Mamão. Não só para dançar, mas para ver exposição fotográfica do paizão.

Guto Kuerten, mais de 20 anos de profissão, inaugura na segunda-feira, às 15 horas,  uma exposição ao ar livre no Mercado Público, intitulada 'Momentos Mágicos do Boi de Mamão'. As 25 fotos foram feitas o ano passado numa apresentação da criançada do NEI Campeche. A exposição estará à disposição do público até sexta-feira. Há fotos coloridas e em preto e branco.

Segunda-feira - dia 3/10- Mercado Público- 15 horas

-Exposição fotográfica de Guto Kuerten: O boi de mamão do NEI Campeche

-Apresentação do boi de mamão do NEI Campeche

Terça-feira- dia 4/10-Mercado Público- 9h e 14h30-

-Contação de histórias

-Passeio cultural

Quarta-feira-dia 5/10- Praça XV de Novembro, às 9h; e Mercado Público Municipal, às 15h

-Encontro de dez bois de mamão das creches e núcleos de educação infantil (NEI’s): Campeche, Colônia Z11 (Barra da Lagoa), Costa da Lagoa, Costa de Dentro, Santo Antônio de Pádua (João Paulo) , Pântano do Sul e Orisvaldina Silva (Lagoa da Conceição), Creches Doralice Teodora, Nossa Senhora Aparecida e Jardim Atlântico.

Quinta-feira- dia 6/10- Mercado Público Municipal-9h e 14h30

-Oficina com rendeiras

-Passeio Cultural

Sexta-feira- dia 7/10- Mercado Público Municipal-9h e 14h30