25/10/2016 - RESIDUOS - Comcap
Inscrições abertas para oficinas de compostagem
Em parceria da Comcap com o Cepagro, com patrocínio da Usina do Hambúrguer, começa ciclo de oficinas gratuitas em 5 de novembro

foto/divulgação: Divulgação Comcap

Resíduos orgânicos separados para compostagem

Estão abertas as inscrições para as oficinas de compostagem da Comcap. De acordo com a gerente da Divisão de Desenvolvimento de Projetos e Processos Operacionais, Karina da Silva de Souza, as quatro datas iniciais, em 5 e 19 de novembro, 2 e 4 de dezembro, foram rapidamente preenchidas. Essa primeira série em parceria com o Cepagro tem patrocínio da Usina do Hambúrger. INSCRIÇÕES AQUI.

As cinco seguintes serão bancadas pela Comcap. As dez oficinas, incluindo a primeira interna para os empregados da companhia, fazem parte do esforço da Comcap para ajudar a cidade a atingir metas  de reciclagem e como compensação em processo de licenciamento ambiental junto à Fatma.

Oficinas de compostagem

Parque Jardim Botânico de Florianópolis

• 5, sábado, às 15h vagas esgotadas
  • 19, sábado, às 9h30min vagas esgotadas
  • 25, sexta, às 9h

• 2, sexta-feira, 14h vagas esgotadas
  • 4, domingo, 9h vagas esgotadas
  • 8, quinta, às 9h
  • 10, sábado, às 9h
  • 15, quinta, às 15h
  • 17, sábado, às 15h

Mudança de hábito

A Comcap, apontou a engenheira, pretende sensibilizar a população de Florianópolis, bem como seus empregados, para que haja uma mudança de hábitos e sejam aproveitados os resíduos gerados nas residências para produzir composto orgânico. “A Comcap pretende com essas oficinas disseminar a ideia de que o resíduo orgânico deve ser tratado na casa onde foi gerado e que ali mesmo sirva de adubo para a horta e para o ajardinamento.”

Desviar os resíduos orgânicos do aterro é uma política pública que atende ao Plano Municipal de Coleta Seletiva e à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Metade dos resíduos domiciliares da Capital, encaminhados ao aterro sanitário de Biguaçu, são orgânicos. “De casa em casa, criando uma rede domiciliar e comunitária de compostagem, podemos resolver metade do problema do lixo em Florianópolis”, estima a engenheira sanitarista.

Meta de desvio do aterro

Os participantes das oficinas serão integrados a essa rede e, com a adesão ao programa, passarão a fazer parte de um ranking de reciclagem de orgânicos.

Na oficina serão abordadas a história e as diferentes técnicas e modelos de valorização dos resíduos orgânicos. Com demonstração prática no espaço didático instalado no Parque Jardim Botânico de Florianópolis​, de forma que o participante possa escolher o método mais adequado ao seu perfil de consumo e geração de resíduos.

Público

Moradores da Bacia do Itacorubi, voluntários de hortas comunitárias e interessados em geral.

• CLIQUE AQUI  para ver entrevistas de Júlio Maestri, engenheiro agrônomo da Cepagro, e Karina da Silva de Souza, engenheira sanitarista ambiental da Comcap.
  • CLIQUE AQUI para ver álbum de fotos da primeira oficina interna na Comcap.