09/12/2016 - SME - Educação
Profissionais da Educação recebem o Nota 10
Solenidade de premiação ocorrerá nesta segunda-feira, 12, na Câmara Municipal de Vereadores

foto/divulgação: pmf

Alunos da Creche Municipal Poeta João da Cruz e Sousa

Os professores com trabalhos destaques na rede municipal de ensino da Capital serão homenageados através do Prêmio Professor Nota 10. Cinco trabalhos inovadores foram selecionados por mostrarem o interesse dos profissionais pela qualificação e aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e idosos. A solenidade de entrega de medalhas e certificados ocorrerá às 16h, na sede da Câmara Municipal de Vereadores, parceira da Secretaria Municipal de Educação da Capital nesta iniciativa.

É preciso voar!

Neste ano, o evento está em sua quinta edição e irá prestigiar trabalhos como o da professora Sirlei de Oliveira, da Creche Municipal Franklin Cascaes, em Ponta das Canas. A profissional foi selecionada pelo projeto “Voar é preciso! Pequenos aventureiros desvendando o fenômeno do ar através das grandes invenções aéreas”, desenvolvido com crianças com idades entre 3 e 4 anos. O grupo pôde conhecer mais a respeito das invenções aéreas e grandes aviadores. As coautoras do trabalho são Silvana Souza da Silva e Juliana Vieira.

EJA CONTRA O PRECONCEITO

Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) também há um trabalho Nota 10 desenvolvido pela professora Maria Aparecida e pela coordenadora do núcleo da Costeira do Pirajubaé, Janete Elenice. “A pesquisa e a leitura como princípios educativos no primeiro segmento”, foi elaborado com 15 alunos, em alfabetização. A turma se concentrou em temas como a exploração no trabalho, racismo, desigualdade social e preconceito. A professora de artes, Jacqueline Camila Abreu, foi a responsável por auxiliar os cliques do grupo que realizaram uma exposição fotográfica sobre o tema escolhido.

UM NOVO OLHAR PARA OS NÚMEROS

Na Escola Municipal Mâncio Costa, em Ratones, o projeto “Matematizando o Mercado Público”, chamou a atenção dos alunos e da comunidade escolar. A turma da professora Barbara da Silva Borges deu um novo olhar para os temerosos cálculos matemáticos e fórmulas ao aplicar o conteúdo em situações do cotidiano.

Os alunos realizaram uma saída de campo até o centro da Capital e visitaram o Mercado Público. Tiraram medidas do comprimento do mercado, produziram uma escala e depois desenvolveram uma maquete.

PEQUENOS POR FORA, GRANDES ARTISTAS POR DENTRO

Com apenas 5 e 6 anos, as crianças da Creche Poeta João da Cruz e Sousa já criaram releituras de pintores, a exemplo do brasileiro Luciano Martins, do holandês Van Gogh e do italiano Leonardo da Vinci.

O projeto “Hora de imaginar, criar e recriar: brincando no mundo das artes”, partiu da professora Francine Trindade, que observou o grande interesse do grupo por diferentes manifestações artísticas, como a música, desenho, dança e fotografia. Por isso, a profissional levou para a sala de aula o nome de renomados artistas, e a partir daí as crianças criaram obras de arte inspiradas neles.

Realizado no ano passado, o trabalho contou com a parceria da Nelci Lima e Giselli Duarte.

MISTÉRIO DO GELO

Na Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim, localizada na Costeira do Pirajubaé, a garotada embarcou em uma aventura pra lá de congelante. Por lá, os alunos do primeiro ano e a professora Jaqueline de Souza, começaram a pesquisar sobre a vida de pessoas e animais que vivem nos lugares mais frios do planeta. O projeto temático “A vida no gelo” teve como intuito auxiliar na alfabetização e no letramento da criançada. No final, foi realizada uma feira de ciências onde todos os trabalhos desenvolvidos foram expostos.