16/12/2016 - DC - Segurança
Defesa Civil Nacional avalia estragos na Capital
Secretário Renato Newton Ramlow esteve em Florianópolis na manhã desta sexta-feira

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Ramlow avaliou estragos acompanhado por técnicos da Defesa Civil Estadual, Municipal, além da PMF

A Defesa Civil municipal acompanhou a vistoria feita pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, em Florianópolis nesta manhã de sexta-feira (16). O secretário esteve na Capital para verificar pessoalmente os estragos causados pelo vendaval que deixou destruição na cidade no último dia domingo (4).

Agentes da Defesa Civil  do Município, Estado e do Governo Federal visitaram as áreas mais atingidas no Sul da Ilha, bem como as unidades de ensino e de saúde nas demais regiões. O secretário nacional também verificou as pavimentações danificadas e os abrigos de ônibus destruídos nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, Morro do Quilombo e região do bairro Itacorubi.

Cerca de 170 mil moradores foram atingidos pelo fenômeno meteorológico que registrou ventos de até 118km/h. A Prefeitura de Florianópolis já obteve do  órgão nacional o Reconhecimento Sumário de Situação de Emergência, que possibilita um prazo maior para levantamento dos prejuízos públicos e econômicos.

Com este reconhecimento, a Prefeitura de Florianópolis terá um prazo de 90 dias para a comprovação de danos ao patrimônio público e liberação dos respectivos recursos para recuperação de contenções, danos a pontos de ônibus, placas de sinalização, iluminação pública e outras perdas provocadas pelo vendaval. Outro procedimento é a liberação do FGTS junta à Caixa Econômica Federal para a população atingida.

De acordo com o chefe do setor de atividades técnicas da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, a expectativa é concluir todo o levantamento até 1º de fevereiro, para dar continuidade ao trâmite para liberação dos recursos.

Plantão

A partir do dia 16, a Defesa Civil de Florianópolis trabalha em regime de plantão e sobreaviso para emergências no telefone 199. O retorno das atividades normais se dá a partir do dia 2 de Janeiro de 2017.