22/12/2016 - SMO - Transportes
BRT: Prefeitura apresenta consolidação do projeto
Primeiro tronco engloba trajeto em torno do Maciço do Morro da Cruz

foto/divulgação: Arquivo SMO

O projeto prevê estações de embarque e desembarque

Após exaustivo trabalho integrando a Secretaria de Obras, o IPUF e a Secretaria de Mobilidade, a Prefeitura de Florianópolis apresenta a consolidação do Projeto BRT. O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte de ônibus que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente, através da provisão de infraestrutura segregada (pista exclusiva) com prioridade de passagem, operação rápida e frequente, uso de estações de embarque e com excelência no serviço ao usuário.

A etapa apresentada consolida um primeiro tronco, em torno do Maciço do Morro da Cruz, percorrendo a Beira-mar Norte, a Agronômica, a Trindade, a UFSC, o Pantanal e o Saco dos Limões, finalizando este giro nos dois sentidos junto ao centro de Florianópolis.

É na região central que o sistema proposto prevê sua articulação futura com o Sistema Metropolitano, amplamente discutido do âmbito do PLAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (2015). O desenho proposto também incorpora possíveis articulações futuras com o Norte, Leste e Sul da ilha, além de melhorias de entorno, pensados principalmente nos pedestres e ciclistas.

Em dois cadernos – armazenados na ‘nuvem’ e acessíveis por ESTE LINK – são apresentados um resumo dos principais conteúdos referentes à concepção e projeto urbanístico. O primeiro caderno refere-se a aspectos conceituais sobre o BRT e características gerais do sistema. O segundo é o projeto urbanístico propriamente dito, apresentado de forma a facilitar a compreensão da intervenção pelo público em geral.

O BRT basicamente imita as características de desempenho e conforto dos modernos sistemas de transporte sobre trilhos (VLTs, metrô, ferrovia elevada), mas a uma fração do custo, e tem sido implementado com grade sucesso em grandes e médias cidades no mundo todo. A cidade com o BRT dá o primeiro passo para um novo ciclo de melhorias no seu transporte coletivo.

PROJETO BRT